Metafora e metonimia
Por: valentevictor • 13/11/2015 • Ensaio • 468 Palavras (2 Páginas) • 241 Visualizações
1. Metáfora
Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos, também pode ser compreendida como a utilização de uma palavra ou expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real entre elas. Ou seja, metáfora é uma comparação implícita, onde não é demonstrado o elemento comparativo.
http://www.significados.com.br/metafora/
http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil2.php
2. exemplo:
O gramado da Arena Corinthians é um lindo tapete verde.
3. exemplo:
Não ficarei mais dando murro em ponta de faca, pois de que nada vai mudar.
4. exemplo
Cansei de carregar o mundo todo em minhas costas.
5 definição de metonímia
Metonímia é a substituição de uma palavra por outra, quando, ao contrario da metáfora, existe uma relação de proximidade de sentidos que permite essa troca.
6. exemplo;
Eu gosto muito de ler Victor Hugo.
Tipo: Metonímia do tipo autor pela obra
7. exemplo:
Chega! Estou sem cabeça para estudar hoje.
Tipo: o concreto pelo abstrato
8. exemplo:
As baterias é que conduzem toda a banda.
Tipo: Instrumento pela pessoa que utiliza.
http://www.soportugues.com.br/secoes/estil/estil3.php
http://www.significados.com.br/metonimia/
9 definição de argumento.???
10. exemplo:
Ou você me paga, ou acabo com a sua raça.
Tipo: argumento ad baculum (usa de ameaça)
11. exemplo:
RESENHA CRÍTICA
O artigo de Drauzio Varella, publicado em seu site, dirigido aos dependentes de nicotina e narrado por um médico que foi viciado na droga.
O texto conta a história da vida de um dependente de nicotina que inicia o uso da droga na sua época de jovem por influencia de amigos e da mídia que, na época fazia muita propaganda de cigarro e mostrava os fumantes como se fossem pessoas mais maduras e com maior classe, uma vez que nos anos 60 o cigarro estava em filmes, televisão e outros meios que podem chamar a atenção das pessoas e acabar influenciando as mesmas.
Conta que se formou em medicina e se tornou médico do câncer e professor de cursinho e mesmo vendo o estado critico de seus pacientes que sofriam dos mais variados tipos de câncer causados pela nicotina e sendo questionado pelos próprios alunos por ser um médico especialista em câncer e um fumante, não conseguia largar o vício, pois a nicotina é a droga que mais causa dependência química.
...