TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Anúncio Publicitário

Por:   •  26/12/2016  •  Resenha  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 3

Anúncio Publicitário

A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo. Isto nos remete à ideia daquele velho ditado popular, o qual diz que “a propaganda é a alma do negócio”, e se analisarmos, concluiremos que a afirmação é totalmente verídica, porque quanto mais criativo e objetivo for o anúncio, mais haverá a possibilidade de aceitação. Para isso, é importante saber o público-alvo, fator decisivo perante a elaboração das estratégias a serem aplicadas.

(Citar um exemplo de anúncio)

A elaboração e veiculação do anúncio depende muito das características do público-alvo escolhido pelo anunciante para comunicar seu serviço. Um anúncio pode tanto ter uma linguagem mais jovem, dinâmica e simples quanto pode ser séria, inspiradora e tradicional, tudo depende para quem está voltada a mensagem. Outro aspecto a se levar em conta é o local a ser veiculado o anúncio. Se tratando de mídia impressa, ambos, jornais e revistas são mídias estáticas, porém é possível notar algumas diferenças entre os anúncios veiculados nesses suportes.

“Os jornais possuem um leitor menos específico, sendo altamente vantajoso para atingir um público mais amplo. Já as revistas normalmente são direcionadas. O mercado possui centenas desse periódico, cada uma focando em uma área específica. Se você possui um consultório, por exemplo, uma revista de saúde oferece um ótimo ponto de conexão com seu público." O jornal por ser distribuído diariamente, tem curta duração e menor vida útil, diferentemente da revista, que é impressa em material mais duradouro e possui maior vida útil. Sem contar que a qualidade de impressão da revista é muito maior que a do jornal devido ao tipo de papel utilizado. No jornal o anuncio é quase que “descarado”, dando pra identificar claramente o que é publicidade e o que é conteúdo do jornal, já nas revistas os anúncios podem ter forma de matérias podendo ser confundidos com as mesmas, além disso, em revistas se tem mais liberdade e espaço para anúncios. (falar aqui sobre formatos e preços)

Observamos ao longo dos anos uma diferença significativa na composição de anúncios impressos. Em 1800 os anúncios traziam somente textos e sua finalidade era de falar dos benefícios racionais relacionados ao produto. Com o passar dos anos e avanços tecnológicos de mídia impressa os anúncios foram ganhando imagens, primeiramente como ilustrações e depois fotos, além de trazerem como ponto central imagens, dando destaque para mensagens rápidas ao invés de longos textos explicativos.

O anúncio na maioria das vezes possui os seguintes elementos:

  • Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor. O título deve reforçá-la e fazer com que a pessoa leia o texto;
  • Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado. A foto deve ser forte o suficiente para chamar a atenção;
  • Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.
  • Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo: “TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas! O texto em si precisa de ser envolvente e o nome da marca deve estar suficientemente sobressaído.
  • Mas essa “anatomia” do anuncio não é uma regra, e as vezes os anúncios podem ser facilmente compreendidos sem todos seus elementos caracteristicos.

Com o surgimento da internet e sua rápida disseminação nasce a possibilidade de anunciar de forma muito mais barata e ampla. No inicio, a publicidade não soube lidar muito bem com este novo campo de comunicação, os Pop Ups e Spams são exemplo disso, uma publicidade impertinente e mal direcionada. Com o passar dos anos e a evolução dos meios de comunicação em rede a publicidade foi conhecendo essa nova forma de chegar ao público e se adaptando a isso. Agora os anúncios podem ser direcionados a públicos específicos através de ferramentas como Google AdWorks e facebook Ads, além disso a internet possibilitou que a publicidade pudesse explorar anuncios mais criativos e até mesmo interativos, fazendo com que sejam mais efetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com