O LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO ANALOGICO
Por: EdilsonMendes • 16/1/2016 • Trabalho acadêmico • 831 Palavras (4 Páginas) • 559 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CCE
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO
DISCIPLINA: FOTOGRAFIA 1
LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO ANALÓGICO:
PROCESSO DE REVELAÇÃO DE FILMES E DE CÓPIAS FOTOGRÁFICAS ANALÓGICAS.
José Edilson Mendes Viana
TERESINA
2015
LABORATÓRIO FOTOGRÁFICO ANALÓGICO:
PROCESSO DE REVELAÇÃO DE FILMES E DE CÓPIAS FOTOGRÁFICAS ANALÓGICAS.
INTRODUÇÃO.
O objetivo deste trabalho é mostrar o funcionamento e os procedimentos utilizados para a revelação de filmes e de cópias fotográficas analógicas. Para tanto, descreveremos todos os passos a serem seguidos e os materiais utilizados neste processo.
1. REVELAÇÃO DO FILME NEGATIVO – PROCESSO QUIMICO.
Inicialmente seguindo as recomendações do fabricante, preparar as soluções reveladora, interruptora e fixadora. Essas soluções devem ser armazenadas em recipientes de plástico, e dependendo da qualidade do produto, podem ser utilizadas varias vezes.
A seguir retiramos o filme fotográfico com uma pinça de plástico e enrolamos o mesmo em uma mola espiral, com muito cuidado para não tocar na superfície do filme fotográfico. Feito isso, coloca-se a mola espiral dentro do tanque de revelação e fechar a abertura maior. Esse procedimento deve ser feito na total ausência de luz (câmara escura).
O próximo passo é colocar a solução reveladora no tanque de revelação através de uma abertura menor que o mesmo tem, em seguida fecha-se essa tampa e agite-o levemente durante 2 a 5 minutos, esse tempo varia de acordo com as recomendações de cada fabricante.
Retira-se a solução a solução reveladora, e em seguida coloca-se a solução interruptora no tanque de revelação, neste processo a solução age para interromper o processo de revelação, evitando que o revelador continue reagindo até escurecer a fotografia por completo, esse processo dura de 1 a 5 minutos.
Após retirar a solução interruptora, coloca-se a solução fixadora, e agita-se o tanque de revelação levemente durante 1 a 4 minutos.
A etapa seguinte e a lavagem do filme fotográfico, destampa-se o tanque de relação e em agua corrente lave-o por cerca de 1 minuto. Nesse processo são retirados todos os resíduos químicos do filme fotográfico.
Após a lavagem o filme fotográfico deve ser retirado do tanque de revelação e da mola espiral, e colocado para secar segurando o mesmo com uma pinça, lembrando que os filmes secam naturalmente, não precisando usar tecidos ou matérias dessa mesma natureza.
O ultimo passo dessa etapa é cortar os quadros do filme que devem ser ampliados em papel fotográfico.
2. AMPLIAÇÃO DO NEGATIVO EM PAPEL FOTOGRÁFICO - PROCESSO ÓTICO/QUIMICO
No processo de ampliação do negativo em papel fotográfico, dividiremos em duas etapas, a primeira tratará da foto em preto e branco e a segunda a foto colorida, lembrando que os processos seguintes devem ser feitos em câmara vermelha.
2.1 FOTOS EM PRETO E BRANCO
O primeiro passo e colocar na mascara do ampliador o filme negativo devidamente cortado e regular a mesma para o tamanho do quadro do filme. Feito isso se coloca a mascara no ampliador e posiciona-se a lente vermelha na saída de luz do mesmo.
A fase seguinte consiste em posicionar corretamente o papel fotográfico na prancheta do ampliador, ligar o aparelho e regular o tamanho da ampliação, esta pode variar do tamanho 3x4 até 1 metro. Foca-se a lente do ampliador faz o disparo e aguarda o tempo necessário para a exposição do negativo no papel fotográfico.
2.2 FOTOS COLORIDAS
O processo de revelação de fotos coloridas é idêntico ao das fotos preto e branco até chegar à etapa de focar a lente do aparelho ampliador. A partir desse momento executa-se a regulação da quantidade de exposição às cores primarias do ampliador e do balanço de branco, então faz o disparo e aguarda o tempo necessário para a exposição do negativo no papel fotográfico.
...