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Pintura antiga/ acadêmica - análise da imagem

Por:   •  7/4/2016  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

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Pintura Antiga- Análise da Imagem

• Pintura Antiga (Acadêmica) :

- Características:

1)Tem uma ligação muito com a literatura, ela DEPENDE da literatura p/ existi.

2) Sempre irá ter uma moral, e essa moral transmitirá um ensinamento e com isso a pessoa evoluí

3)Transmite um exemplo/ modelo de comportamento a partir da pintura (ex:Pintura da parábola da volta do filho pródigo , que conta que : o filho mais novo vai emobra da casa de teu pai e vai para um lugar e gasta todo o dinheiro de seu pai, ele percebendo a burrada que fez volta para casa de seu pai, se redimindo com ele e pedindo o seu perdão. O pai por sua vez fica alegre e fala que seu filho estava perdido ( com as tentações do mundo)e agora ele foi achado) Pintura:

-> Por isso a pintura antiga é considerada EXEMPLAR

4) Ela é NATURALÍSTICA (ela é fiel a natureza, portanto é representativa e figurativa) -> por isso que vai ter uma moral.

- É caracterizado pela tentativa de manter com rigor as regras formais, estéticas e técnicas do estilo das academias de arte.

A arte acadêmica é uma pintura, conservadora, de elite e de direita

OBS: Nem toda pintura é antiga é acadêmica, mas toda pintura acadêmica é antiga.

A ACADEMIA DE BELAS ARTES:

As antigas academias buscavam a verdade a partir da ciência. A academia era voltada p/ a elite

As primeiras academias surgiram no séc IV/ V A.C na Grécia, depois de um tempo a academia é retomada com mais força durante o séc XV até XVI na Itália, no período do renascimento ( nesse período ocorre o retorno ao clássico), quem financiava a academia na Itália era os Mecenas.

Depois a academia ressurgi no séc XVII ( em 1648) na França. A academia de 1648 também é um retorno ao clássico e assim vai ser assim de 1648 adiante. Nessa fase a academia não são mais apoiadas nas figuras dos Mecenas e sim na relação ESTADO-ACADEMIA, a academia passa a servir para fazer propaganda ideológica do Rei (ou seja, da Monarquia). Aonde existia uma monarquia (regime monárquico) forte a academia era forte e aonde a academia era fraca era aonde não tivesse um regime monárquico (ex: não havia regime monárquico na Inglaterra, lá existia o parlamentarismo , também não havia na Holanda, pois lá o regime era absolutista). A partir desse momento para ser artista precisava ter o diploma da academia ->

A partir do momento que a academia se junta com o Estado, a pintura passa a ser ditada pelo Estado ( que é o caso da propaganda), o artista não possui nenhuma liberdade.

As academias podem mudar de orientação, mas elas nunca acabam.

Dentro dessa academia existia uma hierarquia de gêneros. A hierarquia é a seguinte:

1. Cenas Históricas/ Pinturas Históricas ( ex: O grito do Ipiranga)

2. Retratos (das figuras importantes da época, como o rei)

3. Paisagens

4.

...

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