Publicidade e propaganda
Por: diegorodriguess • 19/3/2016 • Trabalho acadêmico • 954 Palavras (4 Páginas) • 279 Visualizações
Publicidade e Propaganda
Professor Ricardo
Prova: BV e CENP
BV = Bônus de veiculação, define a comissão que a agência tem direito, referente a campanha do cliente. A agência tem direito a 20% de comissão sobre a verba veiculada pelo cliente. No caso de serviço como a impressão gráfica é 15%. Os: em setembro acabou essa “obrigatoriedade” na impressão gráfica.
CENP = Conselho executivo das normas e padrões
Entidade de ética, com atuação nacional para assegurar boas práticas comerciais entre os anunciantes, agencia publicitária e veículos de comunicação.
2 maneira de se trabalhar: Fee e Job
Fee mensal você fecha um pacote com a agência, que será 100% personalizado para suas necessidades, podendo suprir uma demanda exclusiva de um setor do marketing ou atendendo de forma completa. Já o job é uma demanda pontual, por exemplo, um flyer para divulgar um evento. Neste caso você contrata o serviço somente quando precisar. No entanto, se você não possui uma estratégia de marketing e comunicação, essas contratações por job acabam se tornando tapa buracos. É como ter uma arma carregada na mão e tentar acertar o alvo vendado, você acaba atirando em qualquer direção. E é aí que entra a primeira grande vantagem do Fee: o planejamento. A agência contratada por Fee irá traçar uma estratégia para sua comunicação, levando em consideração os concorrentes, o cenário de mercado inserido e os objetivos.
Prova! Como se divide uma agência?
- Departamento administrativo
- Comercial: prospecção (é o que vai atrás de novos clientes, devem ser bem informados) e atendimento (administra o dia-a-dia do relacionamento entre cliente e agência, e deve ter o perfil mais completo).
- Planejamento: Planeja a execução de todo o projeto de comunicação do cliente.
- Criação: Elaboração de ideias que vemos materializadas nos meios de comunicação.
- Mídia: área responsável pela distribuição do investimento publicitário nos meios de comunicação.
- Outros: Produção gráfica, produção eletrônica, pesquisa de mercado e promoção.
Atendimento: Representa a ligação entre os anunciantes e os diversos departamentos da agência. Requisitos: capacidade de ouvir, estar sempre com as antenas ligadas em todo o universo do cliente, confrontar opiniões do cliente com o seu mercado, conhecer tecnicamente os produtos e serviços, ser hábil na conduta dos negócios.
Tem 3 momentos: Comercial, Tomada de Briefing e Devolutiva
Comercial e Briefing: O atendimento irá interpretar e ordenar as informações em um diagnóstico: briefing, que será o ponto de partida para o planejamento, criação e produção da ação de comunicação necessária para resolver o problema do cliente.
Atendimento manda briefing do briefing, isto é, a síntese mais bem elaborada possível, sem omissão dos conceitos fundamentais e indispensáveis.
Briefing: Reunião com o cliente para saber suas expectativas comerciais. “Resumo da ópera”. Ou seja, conjunto de informações que a agência precisa saber para elaborar o seu trabalho. Quanto mais completo, melhores as condições os funcionários vão ter para solucionar o problema do anunciante.
Roteiro de Briefing: Macro e micro!
Macro: político legal, econômico, sócio demográfico e tecnológico.
Micro: 4 p’s praça, preço, promoção e produto.
Pesquisar sobre o cliente e a empresa antes.
Etapas:
A pessoa do atendimento faz o briefing, depois passa para a equipe de planejamento, que pensa nas estratégias (análise swot).
Devolutiva: faz uma reunião e passa as informações para o planejamento, e aí sim para a criação, e por fim para o cliente. A pessoa da criação não tem contato com o cliente.
Cliente interno: atendimento, fornecedor, criação...
O atendimento é o porta voz da agência!
O planejamento pensa na estratégia da campanha!
Por exemplo: O atendimento vai ao supermercado, entrega o carrinho para o planejamento. O planejamento pergunta ao atendimento o que o cliente quer jantar, antes disso ele distribui a mercadoria na despensa e na geladeira.
Para preparar o cardápio que o cliente quer, o planejamento tem que ter todos os ingredientes necessários. Ele pode matar a fome do cliente ou surpreender com o alimento oferecido.
Maslow
Segundo Maslow procura-se a satisfação de uma necessidade só após a satisfação da necessidade anterior, ou seja, procurar segurança só após matar a fome ou a sede.
...