RESUMO DO LIVRO NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO
Por: Rômulo Rodrigues • 6/12/2019 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 549 Visualizações
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE BARUERI – FATEC BARUERI
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO SEMESTRE: 1º
CURSO: GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PROFESSOR: Dr. NAILTON MATOS
ALUNO: RÔMULO RODRIGUES MOURA DE LIMA RA: 2090781921026
RESUMO DO LIVRO NÃO EXISTE GESTÃO SEM COMUNICAÇÃO
No livro “Não existe gestão sem comunicação” o autor Daniel Costa disserta sobre os problemas de comunicação que as empresas possuem, e faz reflexões sobre como ajusta-las, e destacando a importância do endormarketing dentro das empresas e com seus colaboradores.
Inicialmente Costa explica sobre a diferença entre motivação, é a atitude para iniciar um projeto, que acaba se ligando ao passado e o engajamento, que é a força para terminar algo bem feito. Também explica que para o colaborador continuar empenhado, não se discorre por meros eventos que ocorrem casualmente, como bolos para os aniversariantes do mês, ou jantares no final do ano, mas o motivo do interesse permanecer, e enxergar um futuro na empresa são causados pela boa comunicação entre o líder e o empregado, explica que o engajamento não se faz por indicadores de qualidade, mas sim por comunicação entre os trabalhadores.
Posteriormente Daniel Costa ressalta que não adianta transmitir uma grande quantidade de informação para o colaborador e não conseguir reter os dados passados. E que uma forma para realizar o engajamento é antes de encantar seus clientes encante sua equipe de trabalho, e começará a ver o futuro da empresa.
O autor destaca também que a comunicação deve ser feita entre os trabalhadores de forma ampla na empresa, dependendo de boas práticas específicas de gestão, e não poderia ser diferente, já que segundo ele toda empresa é como uma máquina complexa, que depende do funcionamento adequado de todos os seus setores. E segundo Costa, para aperfeiçoar o desempenho e alcançar resultados cada vez melhores, diz também que a gestão empresarial, é um conceito abrangente, e a mudança deve começar pelos líderes. Muitos gestores trabalham principalmente para seus superiores, assim deixando de lado o gerenciamento da equipe, e não desenvolvendo seus talentos incentivando-os a terem um desempenho superior, afirma o autor.
O autor informa também que a empresa deve ouvir os colaboradores, para realizar uma melhor integração, e mantê-los informados sobre sua missão e valores. Pois não adianta realizar grandes movimentações apenas para boas notícias, mas também dar um parecer negativo, que não deixa de ser um feedback necessário, pois mostra os pontos em que o funcionário precisa melhorar. Como um comportamento inadequado, ou algo que acaba afetando negativamente o seu desempenho no dia a dia de trabalho. Inclusive salienta que quando o colaborador possui duvidas ou decide informar algo o ideal a ser feito, o líder deve focar no que o colaborador tem a dizer, assim demonstrando que ele possui interesse no que irá ser falado, e está aberto para receber opiniões, incentivando inciativas como essas.
...