Relatório informativo
Por: priscilafguedes • 21/5/2015 • Seminário • 505 Palavras (3 Páginas) • 803 Visualizações
Relatório informativo
A
Diretoria
Diante do atual interesse em implantar na Colômbia uma Business School, especializada na difusão de cursos MBA. Foram realizadas diversas pesquisas com o objetivo de verificar se seria viável, ou não, a instalação da unidade acima citada. Por meio dos dados coletados será possível definir se a realização do projeto seria uma boa iniciativa.
A Colômbia está com atualmente com população total de 45.659.709 habitantes, e é considerado como o segundo país mais populoso da América do Sul.
Informações sobre a Colômbia:
- Extensão territorial: 1.138.914 km²
- Capital: Bogotá
- Governo: República presidencialista
- Idioma: Espanhol (oficial)
- Religião: Cristianismo - 96,7% (católicos - 92,1%, outros - 4,6%), outras - 1,9%, sem religião e ateísmo - 1,4%
- População: 45.659.709 habitantes
- População residente em área urbana: 75%
- Analfabetismo: 7,3%
- Esperança de vida ao nascer: 72,5 anos
- Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): 0,689.
- Moeda: Peso colombiano.
Todos os sistemas de ensino no país, compartilham de um mesmo objetivo: proporcionar a seus cidadãos-beneficiários amplo acesso a uma educação de qualidade. Apesar de outras semelhanças culturais e estruturais, o sistema de ensino colombiano contrasta com a maior parte dos sistemas dos outros países latino-americanos. Na Colômbia, o ensino com fins lucrativos é proibido por lei. Consequentemente, a tarefa de dar acesso a um ensino de qualidade é competência exclusiva do governo e de instituições privadas sem fins lucrativos.
A educação formal é composta por níveis de educação pré-escolar (três graus), básicos (nove graus), o ensino médio (duas séries) e ensino superior, que é assumido em parte pelo Estado, através de várias organizações, como a chamada “Cidades Universitárias” localizadas nas grandes cidades, embora cerca de 70% das instituições de ensino superior existentes na Colômbia sejam privadas.
O ensino superior apresenta diferentes desafios. O sistema chega a um gargalo, e os alunos que aspiram a um curso superior ainda enfrentam a impossibilidade drástica de acesso à universidade. Estimativas indicam que 3,2 milhões de alunos da escola secundária não chegam ao ensino universitário — não por falta de capacidade, mas por falta de oportunidade. De acordo com a Pesquisa dos Lares Colombianos, somente 11% dos jovens entre as idades de 18 a 24 anos estavam fora da escola porque não se interessavam pelos estudos. Em outras palavras, cerca de 89% — ou 3,5 milhões — dos alunos em idade escolar gostariam de cursar o ensino superior se tivessem a oportunidade de fazê-lo.
Na Colômbia, o ensino superior é feito em cinco línguas internacionais, sendo elas, inglês, francês, espanhol e chinês. Assim, eliminou-se a questão das barreiras linguísticas entre estudantes internacionais, nessas instituições.
Há algumas opções de MBA na Colômbia que variam de acordo com a universidade, e permitem que o aluno possa escolher aquela que mais se adapta com ele. Estão entre as universidades que oferecem MBA a Universidad de Los Andes, Universidad Externado de Colombia, Universidad del Rosario e Universidad EAN, ambas situadas em Bogotá, fora da capital Colombiana, tem a Universidad de La Sabana, na Chía, a Universidad del Norte, em Barraquilla, e a Universidad ICESI, em Cali.
...