Resenha Bicho de sete cabeças
Por: fabiolaaaa • 2/10/2016 • Resenha • 338 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
“Bicho de Sete Cabeças” narra uma verdade omitida por muitos
Fabíola Visentin
“Bicho de Sete Cabeças” com direção de Laís Bodanzky é um filme brasileiro baseado em fatos reais, estes narrados no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno, Canto dos Malditos.
O filme relata a história de Wilson Neto de Souza (Rodrigo Santoro), um jovem que nunca teve um relacionamento aberto com a família, era rebelde e não tinha interesse algum em estudar e trabalhar. Seu pai, Wilson Filho (Othon Bastos), é um senhor autoritário e rígido, e sua mãe (Cássia Kiss), uma senhora submissa ao seu marido.
Wilson acaba percebendo comportamentos estranhos de Neto e logo desconfia que ele esteja envolvido com drogas. Quando o filho chega de uma de suas saídas, Wilson encontra, sem querer, um cigarro de maconha em meio aos seus objetos. Em momento algum Wilson tenta estabelecer um diálogo com o filho e tentar entender a situação, apenas decide junto com a família, interná-lo em um manicômio sem o seu consentimento.
Quando Neto se vê na clínica, fica desesperado, tenta de todas as maneiras conversar com o médico responsável para tentar explicar que houve algum engano, sem saber que este está interessado apenas no número de pacientes internados que possui.
Os familiares, com boas intenções, achando ser a melhor solução para o filho “viciado”, acabam por serem cúmplices dos atos cruéis e desumanos ali ocorridos, só tirando Neto do manicômio quando já era tarde. Feitos que iam desde camisas de força até os eletrochoques, que podem levar a pessoa a perder a consciência de seus atos e não voltar ser o que era antes ocorriam frequentemente na clínica.
O filme mostra de forma clara os maus tratos que ocorrem em clínicas psiquiátricas, estas ao invés de ajudar a curar os pacientes acabam por deixá-los loucos, com tratamentos envolvendo drogas muito fortes e com efeitos colaterais gravíssimos.
”Bicho de sete cabeças” é um filme comovente, com enredo e trilha sonora em perfeita sintonia, que deve ser assistido por todos, pois demonstra uma realidade que se passa despercebida por muitos indivíduos.
...