Resenha Livro "A metamorfose" - Franz Kafka
Por: rafsaraujo94 • 12/9/2017 • Trabalho acadêmico • 1.019 Palavras (5 Páginas) • 974 Visualizações
Unibrasil – Centro Universitário
Rafael Araújo Macedo
Trabalho Metodologia da Pesquisa
Resenha "A Metamorfose" – Franz Kafka
Curitiba
2017
Rafael Araújo Macedo
Trabalho Metodologia da Pesquisa
Resenha "A Metamorfose" – Franz Kafk
Trabalho de metodologia de pesquisa, apresentado a Universidade Unibrasil, para o Professor Marcos Jose Valle
Curitiba, 21 de junho de 2017.
Sobre o Autor
O livro "A metamorfose", escrio por Franz Kafka (1883-1924), este que foi dos maiores autores que viveram no século XX. Nascido na República Tcheca, antes chamada de Braga. Veio de uma família judia, e suas obras eram todas escritas em alemão, posteriormente, traduzidas para outras línguas. Durante sua vida, teve uma relação meio perturbada com seu pai, seus relacionamentos afetivos também eram complicados, e também possui uma doença, tuberculose, que seguia Franz por alguns anos de sua vida.
O texto desenvolvido por Kafka neste livro, se passa em um mundo cuja solidão está presente a todo momento, também se fala sobre sentimento de falta de competência e de estar falhando com suas tarefas, era difícil se defender e de se entender o que estava acontecendo.
Resenha e Análise da obra "A Metamorfose"
O livro começa falando de Gregor Samsa, era o filho mais velho de um total de dois filhos, um pai e uma mãe já de idade avançada, cabelos brancos e que dependiam do menino, pois ele que sustentava a casa. O outro filho, ou melhor, filha, era sua irmã mais nova, seu nome era Grete, que possuía um talento incrível para tocar Violino.
Num dia que era pra ser normal, ao acordar, Gregor percebeu que ele se transformou em algum tipo de besouro, ou batata, tudo parecia mostrar que ele havia se transformado em algum tipo de inseto e não possuía condições para ir trabalhar naquele dia. Conforme as coisas vão acontecendo, seus pais e sua irmã ficam preocupados com o fato de Gregor não se ter levantado para ir trabalhar, pois como de costume, o rapaz acordava cedo para chegar logo na firma, pois levava muito a sério o seu emprego. Todos ficam a chamar Gregor, mas ele não responde, e se respondia, era de maneira estranha. Isso fez com que sua irmã percebesse que algo estava de errado.
Depois de todos começarem a ficar preocupados, o chefe resolve aparecer na casa de Gregor, o que pode mostrar certa "possessão" em cima do rapaz e que o chefe talvez explore o rapaz demais. Era um funcionário mediano, mas não que ainda não havia faltado um dia na empresa. O chefe resolve chamar o rapaz, mas sem sucesso ao obter alguma resposta, nessa hora Gregor já estava em desespero até que a verdade vem à tona, todos ficam espantados e em estado de choque, choro e desespero dominam o ambiente da casa.
Com o passar do tempo, seus familiares tentam se adaptar as novas condições de Gregor, já não mais humano e sim um inseto. Agora que Gregor não sustentava mais a casa e todos os outros membros da familia teriam que trabalhar para botar alimento na mesa para todos.
Agora gregor, impotente e se sentindo um peso na vida dos outros, começa a passar sua vida em seu quarto, o cômodo quadrado que agora era sua toca, sua irmã leva restos de comida para ele para que ele possa comer alguma coisa, depois disso ela volta para limpar toda a sujeira feita, parecia ser a única que se importava de fato com Gregor. Porém conforme o tempo vai passando, as pessoas vão cansando de cuidar de gregor, vão começando a desprezar o fato de que ele agora depende deles e começam a esquece-lo aos poucos, inclusive sua irmã também, Ela já não aguenta mais cuidar de seu irmão que agora virou um grande peso na vida de todos.
...