Resenha do filme O processo de Franz Kafka
Por: alicebarross • 27/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 589 Palavras (3 Páginas) • 3.060 Visualizações
Resenha do filme O processo[1]
O livro “O processo” é questionado por algumas pessoas por parecer um livro inacabado, ou seja, algumas pessoas dizem que neste livro se encaixaria ainda um capitulo para desvendar melhor alguns aspectos e dar melhor clareza da historia para o leitor.
O filme conta a história de Josef K. que tem um elevado cargo em um banco e que no dia do seu aniversário de 30 anos é acusado e levado para responder a um misterioso processo no qual nem mesmo ele sabe a motivação.
No decorrer da historia ela tenta de todas as formas livrar-se do processo, porém todas as suas tentativas são sem sucesso, e mesmo com esse problema ele vai levando a vida “normalmente” contudo o processo acaba afetando muito a sua vida, abalando o seu psicológico e esgotando as suas energias.
E o que chama bastante atenção no filme é o porquê de o processo contra K. ter se estendido por tantos e tantos anos e ele nunca saber a motivação do mesmo, e mesmo quando a historia acaba ele apesar de tudo isso não consegue desvendar o tal mistério do seu processo.
K. sempre foi um bom homem, de caráter não duvidável, um bom funcionário entretanto esse é o seu fim: as mãos de um dos senhores seguraram a garganta de K. enquanto o outro lhe enterrava profundamente no coração a faca e depois a revolvia ali duas vezes.”
Muitas são as teorias que tentam explicar o real sentido da historia, são diversas opiniões que se diferem muito umas das outras, e tudo isso pela complexidade que o autor deixou no ar por o seu livro parecer ser inacabado e por Josef K. não ter desvendado o motivo do seu processo, todavia K. é só mais um de nos, mero cidadão vitima de um sistema totalmente falho, cheio de lacunas por onde vazam a razão e a justiça, esse filme (livro) em minha opinião é uma clara critica a justiça pela qual todos nos somos submetidos.
O autor quer mostrar com essa obra o quanto a injustiça consegue penetrar no sistema jurídico e como isso afeta ativamente a vida das pessoas, porque o K. da historia poderia ser qualquer um de nós, pessoas totalmente vulneráveis que ficam a mercê de episódios semelhantes ao de Josef K. , logico que com uma aparente acusação, porém poderíamos ser isentos de culpa e mesmo assim acusados de um processo enquanto o verdadeiro autor estaria por ai gozando de sua liberdade por causa de uma falha do sistema.
E dificilmente se repara um erro como esse, porque como mostra o filme, todos os acontecimentos relatados desestruturou bastante a vida do Josef K. que viveu um verdadeiro inferno por causa do tal processo.
A obra retrata uma trama muito bem elaborada, onde é tirado do bancário Josef K. a sua liberdade de defesa, sua paz e sua perspectiva de vida porque ele é morto no final, infelizmente. Então essa é a critica que na minha opinião o escritor Franz Kafka queria nos deixar através de sua obra chamada “O processo”.
Aluna: Alice Barros da Silva
Curso: Direito 2º período
...