Resumo O Homem Que Viu o Infinito
Por: geo- • 22/4/2021 • Pesquisas Acadêmicas • 473 Palavras (2 Páginas) • 1.585 Visualizações
Resumo: O homem que viu o infinito
No filme baseado no livro “O homem que viu o inifinito”, introduz-se uma breve parte da vida do matemático Ramanujan, conhecido por suas importantes equações, das quais são: Constante de Landau- Ramanujan, Função teta de Mock, Primo Ramanujan, entre outras que são revisitadas até os dias atuais.
Ramunujan, antes de sair da Índia, encontrava-se desempregado, motivado por seu sonho de publicar suas fómulas, o mesmo pôs-se a procurar matemáticos que pudessem ajudá-lo a realizar esse feito. Não encontrando respostas em seu continente, o matemático contatou grandes mestres na Trinity College, e recebeu resposta do matemático G. H. Hardy, o qual convidou Ramanujan a provar seu trabalho e viajar até a Universidade de Cambridge.
Hardy, avaliando as equações de Ramunujan, percebeu o potencial do rapaz e solicitou que o mesmo mostrasse seus métodos de aquisição de saber, porém enfrentou dificuldades em receber melhores resultados de sua empreitada nos primeiros anos de seu pupilo em Cambridge. Para Ramunujan a matemática se apresentava a ele de maneira abstrata, uma fonte artística, inspirada por seus deuses, o que segundo Laville Dionne pode ser considerado como conhecimento intuitivo “Um saber desse modo construído e aceito assim que uma primeira compreensão vem à mente. Assim, da observação que o Sol nasce todos os dias de um lado da Terra e se põe do outro, o homem pensou, por muito tempo, que o Sol girava em torno da Terra. Essa compreensão do fenômeno pareceu satisfatória durante séculos, sem mais provas do que a simples observação.”
Notava-se que Ramanujan precisava de orientação acadêmica para obter sucesso em suas publicações no meio acadêmico, então foram propostas condições para ele receber a mentoria de Hardy: o rapaz teria que submeter as suas equações e provar seu conhecimento através de métodos, para assim embasar suas teorias. ”O método são regras precisas e fáceis, a partir da observação exata das quais se tem certeza de nunca tomar um erro por uma verdade, e, sem a desperdiçar inutilmente as falhas de sua mente, mas ampliando seu saber por meio de um contínuo progresso, chegar ao conhecimento verdadeiro de tudo do que se é capaz.”
Após cinco anos de trabalho árduo, Hardy e Ramunujan conseguiram provar as teses do segundo. Mas, em seus últimos anos de pesquisa, Ramanujan foi acometido por tuberculose. Resolveu então regressar ao seu país, carregando consigo o título de membro mais jovem da Royal Society. Morreu entre seus familiares, após seu regresso. Foram descobertos anotações póstumas, de conteúdo espetacular, que contribuíram para a teoria do Buraco de minhocas.
Referências:
(MEDIAVILLA, Daniel. O matemático que via as fórmulas impossíveis sussurradas pelos deuses. El País, 2016.Disponívelem:<https://brasil.elpais.com/brasil/2016/04/29/ciencia/1461947303_754418.html>. Acesso em: 08,04, 2021.)
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: Manual da pesquisa em Ciências Humanas Edição (se houver). Local: Editora, ano de publicação. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMAG, 1999.
...