Roteiro documentario
Por: monbritt • 20/11/2015 • Ensaio • 945 Palavras (4 Páginas) • 303 Visualizações
HERÓIS URBANOS.
DIREÇÃO/PRODUÇÃO: O DOC mostrará pessoas que utilizam diariamente a bicicleta, mostrando na prática as situações reais de uso dela nas ruas. Incentivando assim, a utilização da bicicleta como meio de transporte.
ABERTURA :
Entra BG: Se essa rua fosse minha – Instrumental Violino. : https://www.youtube.com/watch?v=A1C7GY0U3iw
Vídeo abre com imagem em close da roda em movimento da bicicleta, o nome do documentário surge na cena com arte gráfica em manuscrito.
CORTE PARA:
CENA 01 – A primeira sequência mostrará o dia-a-dia do ciclista escolhido, um leve resumo do seu trajeto, preparando o cenário do problema tratado no DOC.
LOC 01:
O HÁBITO DIÁRIO DE PEDALAR, ALÉM DE SER UMA FORMA SAUDÁVEL E PRAZEROSA DE DESLOCAMENTO URBANO, TRAZ MUITAS VANTAGENS E, POR ISTO, PRECISA SER ADOTADO PELAS PESSOAS CADA VEZ MAIS, SOBRETUDO PARA IREM AO TRABALHO.
E TROCAR O CONFORTO DO AR CONDICIONADO DO CARRO PELO SELIM DA BICICLETA, POR EXEMPLO, É UMA MEDIDA CONSIDERADA ABSURDA PARA MUITA GENTE, MAS QUE COMEÇA A GANHAR FORÇA.
VÍDEO:
As cenas serão representadas por um personagem real, que utiliza a bicicleta como ferramenta de trabalho, mostrando seu percurso diário.
SUGESTÃO DE DIREÇÃO:
As cenas deverão ter cortes dinâmicos, entre o ambiente e o detalhe do ciclista, A ideia é intercalar as cenas com o depoimento do personagem contando algo relativo ao demonstrado na cena.
ENTRA DEPOIMENTO 01:
VÍDEO TESTEMUNHAL DO CICLISTA 01. ( PESSOA QUE USA A BICICLETA COMO FORMA DE TRABALHO: VENDA DE COMIDA, ALGO DO TIPO).
LINHA DE ABORDAGEM:
O personagem contará sobre seu trajeto no decorrer do percurso, o teor do testemunho irá preparar o ambiente da próxima sequencia de cenas que falará sobre os benefícios adquiridos, em contraposto a quem não usa a bicicleta.
CENA 02 - Essa sequência irá demonstrar as vantagens da bicicleta na visão do personagem, seguida de seu testemunho sobre o estilo de vida. O intuito é valorizar o meio de transporte escolhido.
LOC 02:
QUEM PEDALA PARA O TRABALHO DESCOBRE QUE ECONOMIZA TEMPO. PODE ATÉ SER MAIS RÁPIDO DO QUE IR DE CARRO. ALÉM DISSO, O USO DA BICICLETA EVITA PERDER TEMPO PRESO NO TRÂNSITO E À PROCURA DE VAGA PARA ESTACIONAR. COMO PEDALAR É UM ÓTIMO EXERCÍCIO, DIMINUI A NECESSIDADE DE SE TER MAIS ESPAÇO NA AGENDA DIÁRIA PARA FREQUENTAR UMA ACADEMIA, POR EXEMPLO.
VÍDEO:
As cenas para essa segunda parte irá demostrar os benefícios em utilizar a bicicleta, mostrando cenas intercaladas de diversas pessoas utilizando a bicicleta, em diferentes meios, como trabalho, esporte e lazer.
SUGESTÃO DE DIREÇÃO:
A ideia é demonstrar a felicidade estampada na cara de quem escolheu o uso da bicicleta, não somente pra quem a usa como “instrumento de trabalho” mas também como forma de se exercitar, utilizar cenas com crianças e adeptos da bicicleta como esporte.
ENTRA DEPOIMENTO 02:
VÍDEO TESTEMUNHAL DO CICLISTA 02. ( OU FAMÍLIA, CRIANÇAS, ETC.)
LINHA DE ABORDAGEM:
Nesse momento os personagens escolhidos para o documentário, contarão suas experiências positivas, demonstrando que apoiam a sua utilização, até mesmo incentivando o uso da bicicleta para seus filhos.
_____________________________________________________________________
CENA 03 - Essa sequência irá demonstrar que o movimento em prol da utilização da bicicleta, aumenta a cada dia , representando os novos adeptos, em diversas vertentes.
LOC 03:
O COTIDIANO DE ************ , É APENAS UM EXEMPLO QUE ILUSTRA UMA ALTERNATIVA DE TRANSPORTE QUE ESTÁ SENDO ADOTADA NAS CIDADES BRASILEIRAS COMO FORMA DE TRANSPORTE SUSTENTÁVEL. ALÉM DA FÁCIL AQUISIÇÃO E DO BAIXO CUSTO DE MANUTENÇÃO, A BICICLETA GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO POR DIVERSOS ASPECTOS, ENTRE ELES A RAPIDEZ NO DESLOCAMENTO DEVIDO AO PROBLEMA CRESCENTE DO ALTO FLUXO DE VEÍCULOS
VÍDEO:
A cenas para essa sequência devem mostrar cenas que representem os novos adeptos, imagens dos grupos criados em Manaus, intercalar com cenas de pessoas normais, pessoas levando crianças, pessoas usando com esportes, e lazer, mas de forma geral.
...