TV Digital HDTV
Por: Gauan Galary • 28/8/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 499 Palavras (2 Páginas) • 277 Visualizações
Anhanguera Educacional
TV DIGITAL (HDTV)
NOME: Ruan Padilha
RA: 8223944939
Anhanguera Educacional
2016
TV DIGITAL (HDTV)
Historia TV Digital (HDTV)
A historia da TV digital teve inicio nos anos de 1970, foi quando a direção de uma grande rede de TV publica japonesa, NIPPON HOSO KYOKAI (NHK), junto com um consorcio de mais de cem estações comerciais, deram carta branca para cientistas do NHK Science e Technical Research Laboratories para o desenvolvimento de uma TV de alta definição, cujo nome seria HDTV.
Funcionamento da TV Digital (HDTV)
Um aparelho digital e a sua transmissão e alta definição, significa receber uma imagem perfeita em seis vezes mais qualidade e nitidez do que atualmente – uma imagem similar àquela que se vê no cinema. E os mesmo vale também para o som recebido, que terá qualidade equivalente á de um CD. É possível ver a TV Digital na rua como se fosse em casa. Os Televisores portáteis, como laptops, PDAs, Celulares e entre outros aparelhos portáteis recebem o sinal digital da TV aberta com uma elevada qualidade sem custo algum. Também receptores móveis instalados em automóveis e ônibus, por exemplo, recebe o sinal digital de TV. A imagem na tela da TV é formada linha por linha (podendo ser de maneira progressiva ou entrelaçada). Sua resolução é definida pela quantidade de linhas horizontais que a TV é capaz de reproduzir. Uma TV de alta definição (HDTV) tem mais que o dobro de linhas que os padrões analógicos atuais (PAL-M e NTSC), garantindo assim, maior nitidez de imagens. Além disso, o formato da tela no HDTV tem a proporção de 16:9, similar às telas de cinema, mais ampla e adequada à visão humana que a atual proporção 4:3. A qualidade de som também muda com a chegada da TV Digital. Enquanto no padrão analógico o som é estéreo (transmitido por apenas dois canais), no digital o som passa a ser Surround 5.1 (se disponibilizado pela emissora), ou seja, a transmissão é dividida em cinco canais digitais mais um exclusivo para efeitos.
Televisores
Os quatro principais tipos de TV presentes hoje no mercado são:
• TV de tubo (CRT)
• TV LCD
• TV de Plasma
• TV LED
Conversores
Hoje em dia a maioria das tevês possui receptor integrado, que para um aparelho de televisão convencional, sem o receptor integrado, consiga receber a imagem digital é preciso o uso de um equipamento, que é o Conversor de TV Digital, que são Set-Top Box, que faz interligação entre a Antena e o televisor. Ele é conectado à antena, que receberá o sinal digital, e o transforma em um sinal compatível com o televisor.
O receptor tem uma entrada para a antena e várias saídas, tais como: Vídeo Composto (hoje, o mais utilizado), Vídeo Componente, S-Video e a mais nova interface, HDMI (High-Definition Multimedia Interface).
Curiosidades: A programação da TV Digital pode ser assistida em receptores em movimento. Televisores portáteis, receptores instalados em automóveis, ônibus, computadores portáteis com pen-TVs e telefones celulares com receptores adequados receberão o sinal da TV digital. |
Bibliografia:
http://tecnologia.ig.com.br/2015-04-30/tv-digital-20-perguntas-e-respostas-sobre-o-fim-do-sinal-analogico-de-tv-aberta.html
...