Tendências e perspectivas da administração em enfermagem:um estudo na Santa Casa de Belo Horizonte
Por: FATPAOLLA15 • 23/11/2015 • Resenha • 651 Palavras (3 Páginas) • 378 Visualizações
[pic 1] | FACULDADES IESGO DIREÇÃO ACADÊMICA COORDENAÇÃO ENFERMAGEM |
Curso: Enfermagem – 3º Semestre
Disciplina: Metodologia Científica
Professor: Estevão Monti
Resenhista: Leina Thais Candido de Araújo
Resenha 2: Tendências e perspectivas da administração em enfermagem:um estudo na Santa Casa de Belo Horizonte.
Bibliografia, fonte bibliográfica ou referência bibliográfica:
SPAGNOL Carla Aparecida e FERRAZ Clarice Aparecida. Tendências e perspectivas da administração em enfermagem: um estudo na Santa Casa de Belo Horizonte-MG. Revista Latino-americana de Enfermagem 2002 janeiro-fevereiro; 10(1):15-20.
Biografia das autoras:
Carla Aparecida Spagnol, pós-Doutorado Université Cergy-Pontoise, Professora Assistente da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Em algumas de suas publicações estão: Projetos de pesquisa, Artigos, Livros, Teses.
Clarice Aparecida Ferraz, Doutorado em Enfermagem, Professora associada da Universidade de São Paulo, em suas principais publicações estão artigos, projetos de pesquisa.
Introdução:
Trata-se de um artigo cientifico formado por seis páginas, tema bastante abordado nos dias de hoje e de fácil compreensão. Ao escrevê-lo Carla Aparecida Spagnol e Clarice Aparecida Ferraz relatam experiências vividas na Santa Casa de Belo Horizonte tendo por objetivo: Analisar a forma da administração da enfermagem, considerando a implantação do SIGESC; descrever como no contexto da administração atual a equipe de enfermagem percebe a comunicação, o processo decisório e as relações interpessoais; identificar possíveis tendências e perspectivas presentes na prática administrativa desenvolvida., criando espaços coletivos e democráticos.
Para tal objetivo foi implantando um novo projeto, como tudo no mundo tende a evoluir é necessário mudanças não foi diferente no hospital Santa Clara de Belo Horizonte – MG implantaram uma nova forma de administração, tirando a hierarquia do poder e visando o trabalho em equipe, para que o funcionamento do hospital seja rápido e eficiente, atendendo assim os clientes com mais eficácia e tendo um bom local de trabalho.
Para provar se a nova administração surtiria efeito foi necessário um estudo com pessoas da equipe de enfermagem.
Com a implantação desse projeto as relações interpessoais foram valorizadas, onde todos da equipe têm direito a dar opiniões, a discutir, a discordar para que haja melhorias, a mudança apesar de tudo é gradativa e mesmo ainda restando um pouco da administração clássica, é visível um resultado positivo e bastante compensatório serão adotadas por outras instituições buscando a reorganização do processo de trabalho de enfermagem. Como consta no artigo:
As relações interpessoais são mais valorizadas, tentando diminuir os níveis hierárquicos e aproximar as chefias dos seus colaboradores. Além disso, estratégias como reuniões estão sendo utilizadas para estimular a abertura do diálogo, propiciando a troca de informações de forma democrática.
...