Um pouco sobre planejamento
Por: Barbara Nobre • 31/10/2016 • Trabalho acadêmico • 780 Palavras (4 Páginas) • 219 Visualizações
O que é planejamento?
Planejar é o processo de construir a realidade com características que deseja para a mesma.
Tipos de planejamento:
- Estratégico : (afeta o todo) - responsabilidade dos níveis mais altos da hierarquia organizacional, tem como objetivo estabelecer a melhor metodologia para ser seguida.
- Tático : (integração entre os demais setores) – tem como objetivo melhorar determinadas áreas e não a empresa por completa e é desenvolvida em níveis hierárquicos inferiores.
- Operacional : (onde as ações acontecem) – os responsáveis por sua execução e implantação, produtos ou resultados finais esperados, prazos estabelecidos, procedimentos adotados. Tudo refere-se ao conjunto de partes homogêneas do planejamento tático.
Princípios fundamentais do planejamento:
- Eficiência: fazer bem as tarefas, com redução de custos – minimiza os problemas podendo haver consequências indesejáveis.
- Eficácia: otimização das tarefas com a agilização de recursos, fazendo com que o resultado esperado seja alcançado – fazer bem-feito, com redução de custos, de maneira adequada com competência e rendimento técnico.
- Efetividade: preenchimento das expectativas do cliente, através de uma ação programada e planejada para satisfazer seus desejos, assim é a obtenção de resultados através do cliente.
O que é programa de ações?
A equipe faz um diagnóstico da empresa e estabelece ações para as principais necessidades voltadas para a comunicação interna e estas ações são ideias para reforçar os pontos positivos ou melhorar os pontos negativos apontados.
Este programa também tem como objetivo a verificação de publico alvo, justificativa, estratégias e metas, além de desenvolvimento, recursos humanos, financeiro/orçamento, forma de avaliação da ação e peças.
Etapas do planejamento em Relações Públicas:
- Pesquisa: levantamento de dados, mapeamento e identificação dos públicos, analise da situação, construção de diagnósticos, identificação e conhecimento da situação.
- Planejamento: definição de objetivos e metas, escolha e seleção dos meios de comunicação, determinação de recursos necessários, obtenção de apoio e aprovação da direção, orçamento, fixação de politicas e comunicação, determinação de estratégias e proposição de planos, projetos e programas de ações.
- Implantação: correção de desvios, controle e monitoramento e divulgação para o publico envolvido.
- Avaliação: relatório conclusivo, mensuração dos resultados e estabelecimento de critérios de avaliação.
O que é uma organização?
São esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos, logo são agrupamentos de pessoas que se juntam intencionalmente para trabalhar, desempenhar funções e atingir objetivos comuns com vistas em satisfazer alguma necessidade da sociedade.
Classificação de uma organização:
- Pequena - comércio: 10 a 49 ; indústria: 20 a 99 empregados
- Média - comércio: 50 a 99 ; indústria 100 a 499 empregados
- Grande - comércio: mais de 100 ; indústria: mais de 500 empregados
- Local - o foco do seu negócio está em torno da sua localização e os seus clientes e parceiros de negócios devem estar relativamente próximos.
- Regional / Nacional - Numa evolução para uma empresa regional ou nacional, o conhecimento buscado é uma extensão dentro do horizonte geográfico definido
- Multinacional - Estas teriam filiais e escritórios regionais nos países ou nas regiões em que busca negócios, além de profissionais locais em cada país onde tenha presença, necessitará de profissionais na sua sede, com habilidades, conhecimentos e competências para gerenciar e suportar estas operações predominantemente comerciais.
- Transnacionais - O seu campo de atuação é simplesmente o mundo todo, e as fronteiras geográficas significam muito pouco. A aplicação dos recursos, os investimentos e o desenvolvimento de produtos e serviços tem como premissa a melhor contribuição total.
- Públicas - investido o dinheiro do governo/ nosso dinheiro
- Privadas - investido o dinheiro do seu patrão
- Sem fins econômicos - entidade é de outra natureza, que não, a econômica, como por exemplo, social, ambiental, cultural, etc.
Fases para implantar o planejamento em uma organização:
- Diagnóstico estratégico: identificação da visão, identificação dos valores, analise externa, analise interna e analise dos concorrentes.
- Missão da empresa: é a determinação do motivo central da existência da empresa, o que comercializa, para quem vende, finalidade, etc.
- Instrumentos prescritivos e quantitativos: objetivos funcionais, metas, desafio, projetos e instrumentos quantitativos (projeções financeiras que acompanha todos os projetos e plano de ação).
- Controle e avaliação: estabelece analise de indicadores de desempenho, avaliação de profissionais, analisa os desvios das metas e projetos, confere datas de conclusão e plano de ação e comparam as metas com o realizado. O controle e avaliação deve ser feito em todas as áreas e apresentado nas reuniões e não apenas no final do ano ou semestre (indicar uma pessoa como responsável por esta parte).
BIBLIOGRAFIA
https://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/43252/os-tipos-de-planejamento - Acessado em: 25 de outubro de 2016.
...