A Atividade de Paráfrase
Por: Mariana Silva • 3/4/2022 • Trabalho acadêmico • 675 Palavras (3 Páginas) • 172 Visualizações
ATIVIDADE 1, ADAPTADA DE: KOCHE, Vanilda Salton; BOFF, Odete Maria Benetti; PAVANI, Cinara Ferreira. Prática textual: atividades de leitura e escrita. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
Aluna: Mariana Silva Gonçalves de Souza
A)
Gil (2007, p. 19) ressalta que, “como toda atividade racional e sistemática, a pesquisa exige que as ações desenvolvidas ao longo de seu processo sejam efetivamente planejadas. De modo geral, concebe-se o planejamento como a primeira fase da pesquisa, que envolve a formulação do problema, a especificação de seus objetivos, a construção de hipóteses, a operacionalização de conceitos”.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
- PARÁFRASE: Gil (2007) ressalta que, toda a resolução de um problema em uma pesquisa exige que as ações sejam definidas ao longo de seu processo de planejamento. Em geral, o planejamento é pensado como a primeira fase da pesquisa, que inclui a formulação do problema, a especificação de seus objetivos, a construção de hipóteses e a operacionalização de conceitos.
B)
Ferreira (2001, p. 50) sinaliza, com muita propriedade, os cuidados necessários ao bem escrever acadêmico. A qualidade dos nossos textos depende da percepção de sua montagem orgânica como um bloco lógico, contextualizado e comunicativo. O primeiro aspecto a ser considerado é a coerência informativa das ideias do texto, que devem ser organizadas de maneira a formar um conjunto de informações estruturadas e convergentes em relação à questão central proposta. Não se pode descuidar da inter-relação que as diversas partes do texto estabelecem entre si e com o seu núcleo temático. O segundo remete à questão do estilo próprio que deve ser trabalhado para alcançar padrões de clareza e adequação às características dos interlocutores a quem o texto se dirige. O terceiro, enfim, reporta-se à questão do mapeamento que precede a produção escrita, pois a correção textual, ou seja, a utilização da norma culta não é uma questão de preferência, mas de exigência acadêmica. |
FERREIRA, Sandra Mara Bessa. A produção do texto acadêmico: um desafio a ser enfrentado. Revista Texto Didático, Universidade Católica de Brasília, ano 1, n. 1, junho de 2001.
- PARÁFRASE: Ferreira (2001) aponta que os cuidados necessários ao escrever acadêmico de qualidade. A percepção de nossa organização, contextualização e comunicação determina a qualidade de nossos textos. A primeira consideração é a coerência informacional do texto, que deve ser organizado de maneira a formar uma coleção de dados estruturada e convergente em relação à proposta fundamental. É impossível ignorar as interconexões que as diversas partes do texto estabelecem entre si e com seus respectivos nexos temáticos. A segunda aborda a questão do estilo pessoal, que deve ser perseguido para alcançar clareza e adequação às características dos interlocutores a quem o texto é dirigido.
C)
Para Garcez (2002, p. 10), “a escrita é muito necessária no mundo moderno, uma vez que as práticas sociais que estruturam as nossas organizações contemporâneas são mediadas por textos escritos.”
GARCEZ, Lucília Helena. Técnica de redação: o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
- PARÁFRASE: Para Garcez (2002) a palavra escrita é extremamente importante no mundo atual, pois as práticas sociais que estruturam nossas organizações modernas são mediadas por meio de textos escritos.
...