A Biografia de Antonio Callado
Por: barrosgabriellee • 25/4/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 581 Palavras (3 Páginas) • 129 Visualizações
Biografia de Antônio Callado
Antônio Callado foi um jornalista, escritor, romancista, biógrafo e teatrólogo que nasceu em 1917, no Rio de Janeiro, e morreu em 1997. Foi casado com a inglesa Jean M. Watson, com quem teve três filhos e em 1977, casou-se com a professora e jornalista Ana Arruda Callado.
Ele iniciou sua carreira como jornalista um ano após entrar na faculdade de direito, em 1937, e durante sua trajetória no jornalismo trabalhou em diversos meios de comunicação como redator, repórter, cronista e inclusive, colunista do jornal Folha de S. Paulo. E apesar de ter se formado em direito, nunca exerceu a profissão. Antônio viveu uma parte de sua vida fora do Brasil, onde trabalhou na Inglaterra, França e Estados Unidos, sendo também enviado ao Vietnã em 1968, quando o país estava em guerra
Além de sua grande carreira como jornalista, ele foi também escritor e escreveu grandes romances como “A Madona de Cedro” e “Assunção de Salviano”, onde existe uma preocupação de Antonio Callado em expor questões religiosas. Mas suas obras mais conhecidas são as que apresentam o contexto da ditadura militar e a criticam e sua clara intenção de levar informações aos leitores sobre as problemáticas da época. Sua obra mais famosa e influente dessa época é “Quarup”, que como em todas as outras obras teve forte oposição ao regime militar, e nela fica óbvio seu posicionamento político.
Inicialmente, ele apoiou o golpe militar, como a maioria dos jornalistas, que queriam a saída de João Goulart do governo, mas depois se voltou contra pois não estava contente com o regime instaurado. Durante a ditadura militar, ele foi preso duas vezes por criticar o governo, cassado pelo AI-5 e impedido de trabalhar em qualquer empresa de comunicação, portanto, impedido de praticar sua profissão de jornalista, porém essa punição durou poucos dias.
Ele também foi teatrólogo e em um único volume reuniu quatro peças dele. Esse volume foi chamado de “A Revolta da cachaça'' e uma dessas peças, e talvez a mais famosa era “Pedro Mico”, que foi dirigida por Paulo Francis e o arquiteto Oscar Niemeyer, e Milton Moraes criando o papel-título.que mais tarde viria a se tornar um filme que teve como o ator principal o ex-jogador de futebol, Pelé.
Durante sua vida foi muito premiado e recebeu condecorações no Brasil e no exterior. Um desses prêmios foi a medalha de Ordem do Mérito da República Italiana, que ele recebeu em 1958. Já em 1982 venceu o Prêmio Goethe, do Goethe Institut na Alemanha com a obra “Sempreviva”, que tinha como enredo um personagem que havia sido exilado e volta ao Brasil clandestinamente para investigar sobre o assasinato de duas ativistas políticas, durante o período da ditadura militar. Em 1985, Callado recebeu o Prêmio Brasília de Literatura pelo conjunto de suas várias obras. E ainda em 1985 ele recebeu a Medalha das Artes e das Letras. Em 1986, recebeu o prêmio Golfinho de Ouro, de literatura e em 1989, o troféu Juca Pato por ter sido eleito o “Intelectual do Ano” pela União Brasileira dos Escritores.
Além de seus vários prêmios, Antonio Callado foi também eleito para ser o quarto ocupante da cadeira 8 na Academia Brasileira de Letras em março de 1994. Ele também era membro da The Corpus Association, do Corpus Christi College,
...