A Comunicação e Linguagem
Por: laupo • 22/3/2022 • Projeto de pesquisa • 534 Palavras (3 Páginas) • 126 Visualizações
PAULO HENRIQUE SENA FERREIRA
2º CICLO DE
APRENDIZAGEM
Avaliação feita pelo Centro Universitário Claretiano, para verificação parcial do desempenho na disciplina Comunicação e Linguagem
BOA VISTA – RR.
2019
Fácilmente encontrasse textos mal elaborados na internet, todavia isso é repectivo ao uso informal da linguagem, ou até mesmo à digitação acelerada, ou à falta de cuidado, o que é descupável. O problema acontece quando esses erros são realizados em qualquer modo de correspondência ou via de trabalho.
Em repartições públicas ou empresas privadas, textos precisam ser reformulados diversas vezes, pois já é banal haver textos formulados de forma inapropriada. São vários erros deparados que transmitem a incompreenção da norma padrã da lingua portuguesa.
Mas por que as pessoas redigem tão mal?
No Brasil a taxa de analfabetismo está diminuindo pouco a pouco Segundo o IBGE, de 2013 para 2014, o percentual de brasileiros com 15 anos ou mais, caiu de 8,5%, para 8,3%. Segundo Soares (1998), alfabetização não significa literancia., “uma pessoa alfabetizada as vezes desconhece de alguns fatores da norma culta; só sabe ler e escrever; já o indivíduo letrado usa e pratica socialmente a leitura e a escrita, responde devidamente às demandas sociais das mesmas”.
A vida proficional e academica podem ser prejudicadas por uma má alfabetização de base, mas a falta de encorajamento à leitura desde a infância pode ser um dos motivos para essa falta de letramento. O estudo inicial da língua materna faz com que muitos brasileiros e profissionais não entendam ou produzam textos na sua própria área, mas existem vários outros fatores que podem levar alguém a não redigir bem e isso não se deve à falta da sapiêcia aprimorada, muito menos culpa da questão da má formação no ensino de base.
Por que redigir bem é tão essencial?
Saber se expor ao mercado de trabalho é tão importante quanto o proficional se formar para entrar no mesmo. Sua própria imagem pode ser elevada com adequada aplicação da linguagem e uma boa construção profissional. Além disso, em processos seletivos o dominio da norma culta transmite sensação de confiança e pode garantir uma vaga no trabalho.
O profissional que tenha dificuldade com a escrita, pode procurar cursos que estão disponíveis no mercado, para depois escolher qualquer área para trabalhar. A única opção que ele não tem é a de redigir mal. Buscar a cultura é uma boa indicação, pois ler mai desenvolve a criatividade.
Com a repetição da escrita, a consequencia é domínio. Pelo bem da sua carreira profissional quando for se comunicar procure não errar com o uso da Língua Portuguesa , como faz com a vida.
Referência bibliográfica
KOCH I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2010.
GUIMARÃES, T. C. A. Comunicação e linguagem. São Paulo: Pearson, 2012.
SILVA, L. A. Redação: qualidade na comunicação escrita. Curitiba:Intersaberes, 2012.
DE LÉON, C. B. et al. Comunicação e expressão. Curitiba: Intersaberes, 2013.
...