A História do Barroco
Por: Dayene França • 5/12/2017 • Projeto de pesquisa • 413 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
Barroco
No fim do século XVII na Itália, surge mais um estilo artístico, o Barroco. A palavra “barroco” significa elevação de terreno em superfície lisa ou "pérola imperfeita". Nessa época estava indo justamente contra ao estilo renascentista, que pregava a perfeição nos detalhes das obras, por isso, a temática utilizada nesse estilo estava baseada, essencialmente, na dualidade entre o humano e o divino (antropocentrismo x teocentrismo) e na subjetividade, utilizando efeitos de luz e sombra, curvas e texturas, dando uma ideia de movimento, apresentando, características bastante detalhistas, dramáticas e expressivas que de alguma maneira mexem com o emocional do espectador.
Dentre os principais artistas do barroco europeu estão Velásquez, Rembrandt, Rubens, Vermeer, Caravaggio, Van Dyck e Frans Hals. As obras barrocas são divididas em: escultura, pintura, arquitetura, literatura, teatro, música e interiores. Já no Brasil, o estilo barroco foi introduzido por intermédio dos jesuítas, onde teve influência do barroco português em uma época conhecida como "século de ouro" (século XVIII), e o seu principal representante foi o escultor Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho, que exerceu uma grande importância na arquitetura, pintura e literatura brasileira.
Na escultura se evidencia, especialmente a dramaticidade e teatralidade das expressões, o movimento e exuberância das formas, predominando as linhas curvas, os drapeados das vestes e o uso do dourado. Os gestos e os rostos das personagens revelam emoções violentas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.
(foto:carregamento da cruz, na Via Sacra de Congonhas - Aleijadinho)
Na arquitetura, as principais obras barrocas são as igrejas e os palácios. as suas características deixam de lado os valores de simplicidade e racionalidade, e insistem nos efeitos decorativos e de levar o observador a se imaginar no infinito, utilizando mistura da pintura e escultura, com a manipulação da luz.
(foto: Fachada da igreja São Francisco de Assis - Aleijadinho)
Na literatura, o barroco é caracterizado pelos contrastes oposições e dilemas no intuito de maravilhar e convencer o leitor, o que implicava o uso constante de figuras de linguagem e outros artifícios retóricos, como a metáfora, a elipse, a antítese, o paradoxo e a hipérbole, com grande atenção ao detalhe e à ornamentação como partes essenciais do discurso e como formas de demonstrar erudição e bom gosto.
Pode se dizer que o Barroco não constitui apenas um estilo artístico, mas um somatório histórico e sociocultural, onde foi formulado um novo modo de entender o mundo, o homem e Deus. Originando um grande respeito pela tradição clássica, mas com desejo em superação na criação de obras originais.
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barroco
https://www.todamateria.com.br/barroco/
https://www.estudopratico.com.br/barroco/
...