A influência do 4º e 5º poder nas decisões sociais
Por: Thatiane Silva • 24/5/2019 • Trabalho acadêmico • 766 Palavras (4 Páginas) • 205 Visualizações
A influência do 4º e 5º poder nas decisões sociais
Thatiane Silva
Devido ao alcance e representatividade, a mídia é considerada o quarto poder e as redes sociais o quinto.
A divisão do Estado em três poderes começou na antiguidade com filósofos e pensadores que debatiam formas de não centralizar o poder em apenas uma pessoa. Mas o modelo usado hoje – Executivo, Legislativo e Judiciário – foi criada no século XVII pelo iluminista Montesquieu. Todo estado democrático tem essa estrutura de poder, em alguns casos podendo só receber outras nomenclaturas.
Depois dos três poderes, a mídia (seja televisão, portais, rádio ou revistas) surge ocupando o quarto lugar na lista, – considerada pela sociedade e por analistas políticos. E, um termo começado a utilizar recentemente pelos internautas foi o “quinto poder”, referenciando às redes sociais.
O quarto poder como imprensa
O conceito de “quarto poder” teria surgido em meados do século 19 como um recurso de sociedades democráticas em fiscalizar os abusos dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Esse quarto, representado pela imprensa, teria como dever denunciar a violação dos direitos democráticos e trazer a público atos ilegais ou ilícitos em diversos setores, principalmente, da política.
A mídia seria “os olhos e ouvidos” da sociedade e as informações produzidas seriam o meio de expressão da opinião pública. No entanto, considera-se que hoje, aproveitando o poder de influência que os grandes meios exercem sobre o público, esse quarto poder passou também a ser orientado por grupos econômicos e financeiros.
Mas há ainda quem entenda que mesmo com os conglomerados de comunicação dominados por grandes grupos econômicos, os novos formatos de comunicação permitem que a população tenha acesso a mais informação. E que mais acesso e pluralidade de informação são consideradas ferramentas importantes para a garantia do processo de democrático e de pressão popular.
Redes sociais e o quinto poder
Usar as redes sociais já deixou de ser apenas um local de contato entre amigos ou conhecidos. Com o passar do tempo, as redes passaram também a servir como fonte de informação e debate entre as pessoas. Para especialistas em mídia e tecnologia, os usuários não passaram a discutir mais com a chegada das redes sociais, na realidade, o que a nova ferramenta fez foi trazer à superfície todos os tipos de comportamentos que antes não eram vistos, ou estavam limitados ao convívio entre pessoas mais próximas.
Segundo o IBGE, 65% da população brasileira está conectada à internet, 95% pelo celular. Uma agência global especializada em social media divulgou uma pesquisa que revela que o brasileiro passa mais de 9 horas por dia navegando na internet, 3 horas somente nas redes sociais, onde o cotidiano de muita gente está registrado com detalhes.
140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais, isso representa 66% da população nacional. Foi o que apontou um estudo feito por duas empresas globais de mídia em 45 países com 22 milhões de usuários, em 2018. O mesmo estudo identificou que as redes sociais mais usadas no país são o YouTube (95%), o Facebook (90%)
...