Apostila de relações interpessoais
Por: Danilo Carlos • 10/3/2016 • Trabalho acadêmico • 6.255 Palavras (26 Páginas) • 339 Visualizações
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9]
SUMÁRIO
.
INTRODUÇÃO
1 RELAÇÕES HUMANAS
1.1 Relações humanas no trabalho
1.2 Relação interpessoal
1.3 Inter-relações pessoais na organização
1.3.1 Interação
1.3.2 Atividade
1.3.3 Sentimento
1.4 Dicas para valorizar o processo de humanização nas relações humanas no trabalho
2 AS BASES DAS RELAÇÕES
2.1 Solidificando a auto-estima
2.2 Dicas para elevar a auto-estima para a melhoria no trabalho
3 A BASE DAS ATITUDES
3.1 A busca de realização e reconhecimento
3.2 Autoconhecimento e equilíbrio
4 COMUNICAÇÃO EFICAZ
4.1 Prática de ouvir
4.2 Níveis de atenção na comunicação
5 GERENCIAMENTO DAS EMOÇÕES
5.1 Motivação
5.2 Fontes de Motivação
6 VIRTUDES PROFISSIONAIS
6.1 Dicas para melhorar as condições de trabalho
6.2 Principais Atitudes e Comportamentos dos Bons Profissionais
6.2.1 Preparado para mudanças
6.2.2 Competência
6.2.3 Espírito empreendedor
6.3 Comportamentos que o profissional deve evitar
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
O objetivo deste estudo é refletir sobre o ser humano perante as relações interpessoais através da interação de bem estar, satisfação e compreensão para com o outro, para poder conhecer-se melhor. É neste ritmo que as possibilidades de aceitação são fluentes, pois, entre diversos mistérios que o individuo possui, o mesmo permite desvendar as reações diante das situações cotidianas e buscar a integração dos valores para o meio social é o espetáculo da boa convivência. Deste modo, o respeito propõe entre as pessoas de diferentes culturas a verdadeira harmonia.
Não basta refletir ou conscientizar as pessoas da necessidade de interagir com as outras para construir um mundo melhor, ou apontar fatores negativos que influenciam na convivência.
O objetivo é valorizar a dinâmica para poder conduzir o indivíduo, e com isso, apreende-lo na perspectiva de inovar a atuação do mesmo na sociedade visando os aspectos negativos como principais desafios que deverão ser supridos, contudo, reconhecer seu papel enquanto cidadão, não é e nunca será uma atividade fácil.
Como o indivíduo não conhece a si próprio e nem tão pouco o outro, tem dificuldades de comunicar-se, entretanto, ele precisa envolver-se em várias técnicas como a de interação, relaxamento, e outras, pois o intuito é mostrar o comportamento do ser humano em diversos campos para entender suas reações do universo humanista.
1. RELAÇÕES HUMANAS
Relações humanas é a interação entre duas pessoas, no mínimo, assumindo a forma física, mímica e verbal.
Assim como de maneira individual, as pessoas quando estão em grupo possuem padrões próprios para funcionar e agem de forma diferente do que quando estão sós. O grupo não é a simples soma de indivíduos e comportamentos, ele assume configuração própria que influencia nas ações e nos sentimentos de cada um proporcionando sinergia, coesão, cooperação e coordenação, simpatia, carinho, harmonia, satisfação e alegria, ou mesmo, antipatia, tensão, hostilidade, insatisfação e tristeza. O mais curioso é que, mesmo o ser humano não conhecendo profundamente as pessoas, possui noções empíricas (experiências práticas) sobre as reações dos outros e já desenvolveu certa habilidade para lidar com as formas previsíveis de atuação de diferentes pessoas. Entretanto isto não impede que haja distorções no relacionamento interpessoal e interpretações errôneas sobre as pessoas e seus comportamentos em grupo.
Para saber se desejamos nos relacionar adequadamente com outro indivíduo, precisamos nos relacionar bem primeiro com nós mesmos, vencendo nossos obstáculos internos (medos, desconfianças, inseguranças, e outros)
O relacionamento humano pode ser visto em três situações:
- Antipatia: ocorre quando não gostamos de uma pessoa quando a detestamos;
- Apatia: ocorre quando temos a sensação de que não faz diferença entre gostar e não gostar;
- Simpatia: ocorre quando gostamos, queremos bem, sentimos amor.
A pessoa do outro pode ser vista, pensada e considerada de múltiplas formas, pode representar para umas várias realidades ou condições, tais como a de inimigo, de adversário, de concorrente, de colega, de amigos etc.
1.1 Relações humanas no trabalho
Falar de relações humanas no trabalho é colocar-se no lugar do outro, e ajudá-lo de forma rápida e organizada. É resolver de forma digna os problemas do cliente. É atender o colega de trabalho oferecendo alternativas e oportunidades para que ele tenha liberdade de escolha. O trabalho é uma atividade específica do homem, que funciona como fonte de construção, de realização, de riqueza, de bens materiais e de serviços úteis à sociedade humana. Pode também significar escravidão, exploração, sofrimento, doença e morte.
...