Atividade Portfólio Ciclo 2 (Comunicação e Linguagem)
Por: Maicon Rodrigues • 8/9/2022 • Trabalho acadêmico • 398 Palavras (2 Páginas) • 158 Visualizações
[pic 1]
Maicon de Jesus Rodrigues (8084094)
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
ATIVIDADE PORTFÓLIO CICLO 5
ANATOMIA HUMANA
Tutor: Edson Donizetti Verri
VITÓRIA – ESPÍRITO SANTO
20
Para melhor compreensão da elaboração de textos escritos, é fundamental entender suas principais características, tendo como base o texto, escrito ou oral, unidade linguística comunicativa básica. Desta forma, texto ou discurso é caracterizado como ocorrência linguística, sendo falada ou escrita, de qualquer extensão, ligada a uma unidade sociocomunicativa, semântica e formal. O texto tem fundamental importância na produção e recepção de fatores pragmáticos, que são fundamentais na construção de sentido, proporcionando reconhecimento como emprego normal da língua, sendo assim, uma unidade de linguagem em uso. Para o texto ser coeso, é necessário ter como característica uma unidade formal e material, e seus constituintes devem se mostrar integrados. Visando melhor entendimento, três fatores são fundamentais para compreensão textual, são: pragmático, importante elemento na atuação informacional e comunicativa; o semântico-conceitual, responsável pela coerência; o formal, importante no sentido da coesão.
Textualidade não é apenas uma sequência de frases, pode ser entendido como um conjunto de características que fazem um texto ser um texto. Para Beaugrande e Dressler (1983) sete fatores são fundamentais na produção de textualidade em um texto, são: coerência e coesão, que são partes fundamentais na concepção linguística do texto; intencionalidade, informatividade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade, que tem correlação com os fatores pragmáticos no processo sociocomunicativo.
Coerência e coesão, são responsáveis pela interrelação semântica entre os elementos do discurso, promovendo conectividade textual. A ligação do “nexo” entre os conceitos, diz respeito a coerência, a expressão do “nexo” no plano linguístico, diz respeito a coesão. O nexo pode ser entendido como fundamental elemento na estruturação de uma sequência de frases em texto.
Intencionalidade pode ser considerado o principal agente na construção do discurso coerente e coeso, tem como característica satisfazer determinada situação comunicativa.
Aceitabilidade, responsável pela expectativa do destinatário em ler um texto coerente, coeso e útil, com intenção de adquirir conhecimentos ou ajudar com os propósitos do produtor.
Situacionalidade, pode ser considerado uma adequação à situação sociocomunicativa, é responsável pela autenticidade e relevância do texto.
Informatividade entende-se por informações relevantes e principalmente pela maneira como essas informações são apresentadas, sempre mantendo o padrão de precisão, clareza, ordenação, concisão, etc.
Intertextualidade são fatores que utilizam de texto independente do conhecimento de outros textos, assim, para um texto ter sentido, é necessário tem relação com outros textos, que funcionará como seu contexto.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
...