Como agem os controles de estabilidade e de tração
Por: Autotronica • 25/2/2017 • Trabalho acadêmico • 410 Palavras (2 Páginas) • 171 Visualizações
Controle de tração
Em 1987, começaram a surgir os primeiros sistemas de controle de tração para o mercado automotivo. Em inglês é conhecido como TCS (Traction Control System).
O sistema de controle de tração (TCS) é um desenvolvimento adicional da tecnologia ABS e foi lançado pela primeira vez no mercado pela Bosch em 1986, inicialmente, para veículos comerciais, e em 1987 para carros de passeio. [pic 1]
Aqui no Brasil, esse sistema só chegou em 1996, a partir do modelo Chevrolet Vectra. Hoje, eles já podem ser instalados em carros com todo tipo de tração, tanto nas rodas dianteiras, quanto nas traseiras ou nas quatro rodas. É um dispositivo que aumenta a segurança no trânsito, principalmente durante as arrancadas e curva.
Na formula 1 o controle de tração foi proibido pela FIA (Federação Internacional do Automóvel) no campeonato de 2008. Entre as mudanças aprovadas em reunião do Conselho Mundial de Automobilismo, na última semana de março de 2007, o artigo 93 do Regulamento da FIA. Estabeleceu: “Nenhum carro pode ser equipado com um sistema ou dispositivo que seja capaz de prevenir o giro das rodas de tração sob potência ou compensar o uso excessivo do acelerador pelo piloto. Qualquer dispositivo ou sistema que avise o piloto sobre o princípio do giro das rodas não é permitido.”
Como funciona controle de tração
O controle de tração ou TCS (traction control system) é um sistema eletrônico que evita o giro em falso de uma ou mais rodas de tração de um veiculo. Em pisos molhados, neve ou trechos de lama, o TCS é um dispositivo que ajuda o condutor a não perder o controle do veículo ou sair de situações difíceis. Em carros de tração traseira, o controle tem como principal função evitar a saída de traseira e rode na curva, situação muito fácil de acontecer, principalmente na chuva. Já nos carros de tração dianteira ele evita saída de frente, aquela na qual o carro sai pela tangente. [pic 2]
Se uma das rodas acionadas tiver tendência de derrapar, o TCS será ativado. O TCS reduz o torque fornecido pelo motor e, se necessário, aplica freio em rodas individuais para regular o acionamento das rodas o mais rápido possível dentro do nível ideal.
[pic 3]
...