Contribuição para a realização da etapa 4 de técnicas de negociação
Ensaio: Contribuição para a realização da etapa 4 de técnicas de negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: divasenna • 25/3/2014 • Ensaio • 368 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
Contribuição para a realização da etapa 4 de técnicas de negociação
1- Qual é a importância do planejamento em uma negociação?
É muito importante planejar uma negociação para a garantia de mais resultados positivos, para ambas as partes. O planejamento é a busca necessária de informações, com o objetivo de prever os eventuais problemas que podem surgir na negociação.
Em uma negociação é fundamental o conhecimento, a flexibilidade, e a organização, precisa saber com quem está negociando, procurar conhecer seus pontos fortes e fracos, saber a postura da outra parte, se é uma pessoa autoritária ou maleável, ter conhecimento sobre o que está em questão.
No processo de negociação, é importante lembrar que para obter o sim do outro lado, é fundamental ouvir o outro e entender as suas expectativas. Para isto, ajuda bastante elaborar e seguir as etapas da negociação: planejamento, preparação, apresentação da proposta, esclarecimento, troca e acordo.
2- Quais são os principais passos ou procedimentos que devem ser seguidos durante o processo de planejamento da negociação?
-definir objetivos e resultados a serem alcançados.
-tomar decisões no presente que diminuam a incerteza no futuro (abrir margem para um plano b no futuro).
-diminuir a incerteza quanto a questões, objetivos, limites de negociação, o comportamento dos negociadores do outro lado.
Com o planejamento da negociação é possível buscar informações necessárias ao processo, formular o roteiro ou plano de ação e pensar nos eventuais obstáculos.
3- Qual a importância da ética na negociação?
As organizações e os profissionais éticos tornam-se elementos de forte interesse por parte dos demais, pois inspiram confiança e credibilidade.
É necessário prestarmos atenção em alguns pontos importantes: Sempre verificar o que não é negociável e aceitar a realidade; ser honesto com nós mesmos e depois com os outros, pois a honestidade gera prestígio; prometer o que podemos cumprir, sem fazer promessas apenas para aproveitar a oportunidade, sem pretensão ou sabendo que pode cumpri-la; antes de negociarmos devemos analisar todas as possibilidades e alternativas, para facilitar a busca de uma solução; sempre dizer não nos momentos em que os fatos não estiverem corretos no ponto de vista ético, tem que conhecer a legislação referente ao assunto. Um dos pontos mais importantes é construir um relacionamento sólido e efetivamente.
...