Criatividade em Publicidade e Propaganda
Por: harmonia30 • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 414 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
Atividade Proposta: Selecione o exemplar de um jornal que tenha publicação periódica e que seja vendido em bancas de revistas. Uma vez com o impresso em mãos, realize uma pesquisa conceitual, apresentando os pontos pedidos.
Exemplar análisado: Folha de São Paulo;
Edição: SP/DF;
Data: Segunda feira, 31 de agosto de 2015;
Número: 31.561;
Presidente: Luiz Frias;
Diretor Editorial: Otavio Frias Filho;
Superintendentes: Antonio Manuel Teixeira Mendes e Judith Brito;
Editor Executivo: Sérgio Dávila;
Conselho Editorial: Rogério Cezar de Cerqueira Leite, Marcelo Coelho, Janio de Freitas, Clovis Rossi, Carlos Heitor Cony, Celso Pinto, Antonio Manuel Teixeira Mendes, Luiz Frias e Otavio Frias Filho (Secretário);
Diretoria Executiva: Marcelo Benez (Comercial), Murilo Bussab (Circulação), Marcelo Machado Gonçalves (Financeiro) e Eduardo Alcaro (Planejamento e Novos Negócios).
O jornal "Folha de São Paulo", possui uma longa história que tem início em 1921, com a criação do jornal "Folha da Noite", após alguns anos o jornal acabou passando por algumas alterações, cujo a principal foi em seu nome, pois começou a ser chamada de "Folha da Manhã" a edição que era vendida de dia e a matutina chamava-se de "Folha da Noite", no ano de julho de 1925. Após 24 anos o grupo Folha resolveu realizar mais uma alteração no nome da empresa, onde passou á se chamar "Folha da tarde", mas em 1° de janeiro do ano de 1960, os três titúlos se fundem e então surge o jornal "Folha de São Paulo", cujo a história e tradição de excelentes conteúdos e matérias são suas marcas registradas e o motivo para tanto sucesso.
A Folha de São Paulo, é um jornal brasileiro, considerado o maior em circulação no território nacional, segundo os dados do IVC (Instituto Verificador de Circulação) os exemplares chegaram a ter uma média diária de 294.948 em 2010, alcançando em 2014 a média de 361.231 exemplares.
Segundo uma pesquisa, realizada pelo portal Meio&Mensagem, a Folha de São Paulo, obteve um acréscimo de 6,4% no ano de 2014, sendo o segundo colocado no ranking, o jornal O Globo, teve acréscimo de 3,7%, com estimados 320.374 edições vendidas, enquanto o Super Notícia e o Estadão, atingiram 1,7% de acréscimos com a estimativa de 314.766 exemplares.
Apesar dos altos índices de exemplares vendidos no território nacional, o jornal Folha de São Paulo, vem enfrentando forte concorrência em seu habitat que é no estado de São Paulo, pois o Estadão, alcançou médias incríveis de vendas dos seus exemplares de acordo com o IVC, chegando em maio de 2014 a 133 mil exemplares vendidos, cerca de 27% a mais que sou concorrente.
...