Expressão
Por: Walter Sandrini Neto • 27/4/2016 • Resenha • 351 Palavras (2 Páginas) • 218 Visualizações
SÍNTESE SOBRE “A LINGUAGEM DO ANIMAL POLITICO”
“Qual papel que a linguagem exerce na experiência humana”
Trabalho apresentado como exigência parcial da disciplina Comunicação e Expressão, ministrada no curso de Gestão em Tecnologia da Informação na Faculdade de Tecnologia Padre Danilo José de Oliveira Ohl.
Orientador: Dr. Nailton Matos
“A Linguagem do Animal Político “
W. C. Oliveira
A linguagem é o que melhor representa o humano. A ciência nos define como, a única espécie animal de primata bípede do gênero Homo. Homo sapiens, do latim "homem sábio", se somos animais, assim como outros existentes, então o que nos faz sábios? O que nos difere do “resto”. Segundo o texto enquanto os outros animais somente têm voz, que serve para emitir sons, ruídos buscando expressar necessidades, o homem e somente ele tem o dom da fala, e esta é o instrumento pelo qual o homem expressa seus sentimentos morais. E tais sentimentos são aquilo que a linguagem representa como “bem” e “mal”, expressões originadas a partir das sensações de prazer e dor, o sentimento de justiça, a virtude social, linguagem é exprimir o pensamento, linguagem é a comunicação, a linguagem é o conhecimento ou seja há tantas linguagens quantos são os tipos de conhecimento, e esse é o papel fundamental para que a linguagem exista na experiência humana, para que possamos adquirir, e repassar o conhecimento, a linguagem provem da própria expressão de pensamento do indivíduo que a repassa, cabendo a nós assumir ou não esse pensamento, tornando assim a linguagem a forma que o ser humano adquiriu de atualizar o pensamento, de ver e rever os seus conceitos criando um novo, ou mantendo o que já existe.
Sendo assim a linguagem se resume em sua existência, para acrescentar, renovar ou manter a experiência humana, esse é o papel da mesma, criar o ser humano político, é dar ao ser humano o argumento de poder pensar e rever todos os seus conceitos aplicados até ali, podendo criar assim, a consciência, o saber, que nos torna diferente dos outros animais.
...