Formas de Volver a Casa
Por: Alexandre Miguel • 31/10/2018 • Projeto de pesquisa • 1.198 Palavras (5 Páginas) • 211 Visualizações
Alexandre Miguel da Silva
Formas de Volver a Casa
A memória, o testemunho e a literatura contemporânea.
Trabalho de monografia apresentado para a Faculdade[a] de Letras da UFMG, como proposta de conclusão de curso.
Orientadora Laureny Lourenço
Belo Horizonte
2017
Sumario[b]
Introdução 1
Justificativa 2
Objetivos 3
Objetivos gerais 3
Objetivos específicos 4
Metodologia 5
Bibliografia básica 6
Referências 7
Introdução
Agamben[c], um teórico italiano, define que ser contemporâneo é aquele que mantém fixo o olhar no seu tempo, para nele perceber não as luzes, mas o escuro[1]. Ao ter como base o conceito de Agamben, passei a questionar-me sobre o que é a literatura contemporânea na América Latina, no período pós-ditatorial, e qual é a escuridão que os autores latino-americanos buscam enxergar em suas obras.
O termo literatura de testemunho surgiu na América Latina com um intuito de resgatar, denunciar e problematizar o real em alguma razão social[d], que está relacionada diretamente aos regimes totalitários ocorridos por toda a América Latina.[2]
A aproximação entre[e] o ser contemporâneo e a memória presente na literatura de testemunho são os objetivos deste trabalho ao analisar a obra Formas de Volver a Casa, do escritor chileno Alejandro Zambra. Este trabalho busca evidenciar como a memória, o testemunho e o sujeito contemporâneo estão conectados. [f]A existência da relação entre o conceito de ser contemporâneo e literatura de memória e testemunho [g]será feita por meio de uma análise da obra escolhida com os conceitos dados pelos teóricos selecionados.[h][i]
Justificativa
Alejandro Zambra nasceu em Santiago do Chile, em 1975, publicou seus três respectivos romances, Bonsái (2006), La vida pribada de los árboles (2007) e Formas de Volver a Casa (2011) pela editora Anagrama, no Chile, e pela editora Cosac Naify, no Brasil. O autor cresceu e cresceu [j]durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973 – 1990), no Chile.
As novelas de Zambra possuem temas ainda sensíveis para a sociedade chilena. Formas de volver a casa, obra selecionada para minha análise, apresenta em sua tessitura marcantes metáforas que ao longo da obra se confundem com o que poderia vir a ser autobiográfico. O romance selecionado para análise passeia entre as ruas de Santiago com temas que variam entre o político e o econômico, recordações da infância e um casamento desestruturado. A história se intercala em quatro capítulos, divididos em duas histórias, levando o leitor a uma perspectiva de possível autoficção.[k]
“[l]Lo ficcional y lo verdadero se entremezclan, como en toda novela. Pero no me gustaría pronunciarme con claridad sobre cuáles aspectos son verdaderos o no. No creo que sea importante. Pero para decir lo que quería decir necesitaba entremezclar esos niveles diversos, esa especie de doble origen que lo inunda todo.” (Zambra, Alejandro entrevista por Gabriel Zanetti. 2011)[m]
A escolha deste livro como corpus se deu por algumas razões. Por exemplo[n], a delicadeza de temas como ditadura, que ainda nos dias de hoje (levando em consideração que é uma obra recente), é complicado para ser tratado na literatura. A maneira em que Zambra intercala os seus capítulos levantando questões sobre a auto ficção e a autobiografia [o]na literatura atual.
Portanto, a escolha deste tema busca contribuir para os campos de pesquisa nos estudos da literatura contemporânea e da literatura de memória e testemunho na América Latina. Por meio da análise da obra do escritor Alejandro Zambra, busca-se evidenciar os rasgos de uma contemporaneidade e do uso das memórias como artefato para o resgate de tema tão sensível como a ditadura.[p]
Objetivos
Objetivo geral[q]
O objetivo mais amplo deste projeto é evidenciar as diferentes memórias expostas no livro Formas de Volver a Casa, do escritor Alejandro Zambra, além de contemplar, também, definições da literatura contemporânea na América Latina.
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