Guia para planejamento de eventos
Por: barabaras • 9/9/2015 • Artigo • 615 Palavras (3 Páginas) • 435 Visualizações
UFRGS - AGÊNCIA DE COMUNICAÇÃO II
GUIA PARA PLANEJAMENTO DE EVENTOS
Bárbara Schapke
A execução de eventos tem ganhado muita notoriedade como um veículo de comunicação dirigida dentro da área de Comunicação Social, por caracterizar-se pela presença física e pelo contato direto e pessoal dos públicos com a organização.
Segundo Cesca (1997) a organização de eventos é bastante árdua e exige muita seriedade, pois acontece “ao vivo” e qualquer falha pode prejudicar a imagem da organização. Por isso, se torna essencial um bom planejamento para que os objetivos do evento sejam atingidos, que envolve: os objetivos, os públicos, as estratégias, os recursos, a implantação, fatores condicionantes, acompanhamento e controle, avaliação e orçamento. Conforme afirma Cesca (1997, p. 9):
Por meio do evento, que consiste em um acontecimento, tem-se a oportunidade de atrair a atenção do público de interesse para a organização que o realiza. A atração exercida por esse tipo de atividade, quando bem organizada, torna-se eficiente forma de elevar, manter ou recuperar conceito. É um momento em que a organização fica exposta aos seus diversos públicos, daí a necessidade de se realizar um trabalho profissional e competente, a fim de evitar divulgação negativa.
Giaclagia (2012) diz que os eventos trazem inúmeros benefícios, como: o estreitamento das relações com os clientes, bem como a interação deles com os funcionários da empresa; apresentação dos produtos para o seu mercado-alvo em curto período de tempo; obtenção te informações sobre o mercado e concorrentes, já que dividem o mesmo espaço; atualização profissional técnica; estabelecimentos de contatos comerciais e lançamento de novos produtos. Além de possuírem elementos das quatro áreas promocionais: propaganda, venda pessoal, relações públicas e promoções de vendas.
Giacaglia (2012) propõe um conjunto de vinte e dois passos a serem seguidos pela empresa para a organização e o planejamento de um evento:
- Definição de objetivos, como a uma inauguração de uma filial;
- Verificação e análise do orçamento disponível;
- Definição das estratégias para o evento e formulação de um plano;
- Definição do tema;
- Definição do público-alvo;
- Definição da data;
- Escolha dos horários;
- Definição do local;
- Escolha da disposição dos ambientes e/ou salas;
- Comercialização das quotas do evento;
- Reunião dos envolvidos;
- Contratação de serviços terceirizados;
- Elaboração do programa;
- Elaboração e envio de convites;
- Desenvolvimento do material promocional;
- Definição de promoções e atrações;
- Definição de formas de divulgação;
- Contratação de assessoria de imprensa;
- Preparação do sistema de cadastro de visitantes;
- Verificação do investimento total previsto para o evento;
- Preparação de formulários de controle;
- Preparação de formulários e questionários de avaliação.
...