HISTÓRICO DA COMUNICAÇÃO
Artigo: HISTÓRICO DA COMUNICAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ribeirolay • 24/1/2015 • Artigo • 907 Palavras (4 Páginas) • 395 Visualizações
HISTÓRICO DA COMUNICAÇÃO
Os meios de comunicação não são uma invenção moderna ou atual, mas sim, resultam de uma necessidade de interagir com o mundo que nos rodeia permitindo-nos trocar idéias, expressar sentimentos, adquirir conhecimentos.
Os Seres Humanos foram evoluindo a sua forma de comunicação, tendo o Homem desenvolvido inúmeras formas de comunicar, através da sua capacidade cerebral, inúmeras formas de comunicar. Quando alguém está próximo de nós usa a sua voz ou mesmo o corpo para comunicar. Se estiver muito longe nos escreve um e-mail ou telefona-nos. Existem, também, outras formas de comunicar com os outros, nomeadamente, através de livros, filmes ou programas de televisão ou rádio.
Há cerca de 20.000 anos atrás, portanto na pré-história, os homens faziam desenhos nas paredes das cavernas. Mais tarde e devido a estudos realizados acerca desta primitiva forma de comunicar, ficou provado que o tipo de pintura utilizado pelos nossos antepassados tinha como principal objetivo retratar aspectos ou situações sobre a sua vida quotidiana e ainda descrever algumas técnicas de caça, para que a informação fosse de certa forma registrada com o intuito de ser transmitido ás gerações futura. As tintas utilizadas eram feitas de carvão, plantas e terra e eram de várias cores. A esse gênero de pintura designamo-las de rupestres. Atualmente, existem muitos artistas que pintam paisagens, locais, objetos e retratos e acrescentam pormenores para sabermos mais sobre a pessoa que está a pintar. Há várias áreas na pintura: retratos, grafite, paisagens; e também nas próprias pinturas: pintura a óleo, cera, grafite, a lápis de cor. O objetivo das pinturas, independentemente do tipo de pintura é tentar expressar os sentimentos do pintor e, desta forma, comunicar com os outros, fazendo com que as mesmas refletem acerca de um determinado assunto ou idéia.
Um dos meios de comunicação que veio alterar e acrescentar a forma como comunicamos foi o telefone. Este meio permite a comunicação á distância e hoje em dia é considerado pela grande maioria das pessoas de qualquer faixa etária (uma vez que as crianças cada vez mais cedo têm acesso ao telefone, mais concretamente ao tele móvel) um instrumento indispensável no seu quotidiano.
Teoria da comunicação
Nas situações de comunicação, alguns elementos são sempre identificados. Isto é, sem eles, pode-se dizer que não há comunicação. É o que diz a teoria da comunicação.
Os elementos da comunicação são:
Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo, uma empresa, uma instituição.
Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Pode ser uma pessoa, um grupo ou mesmo um animal, como um cão, por exemplo.
Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de conhecimento de ambos os envolvidos: emissor e destinatário.
Canal de comunicação: meio físico ou virtual,
...