TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLANTAÇÃO DE CURSOS DE MBA DE HARVARD NA COLÔMBIA

Por:   •  26/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  982 Visualizações

Página 1 de 7

Disciplina: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO – UA 11

Aluno: Cristina Cravcenco Pinheiro        

Polo: São Caetano do Sul        Turma: Gestão Empresarial - EAD                                                                 

Apresente seu texto neste mesmo arquivo

Assunto: Relatório

Imagine a seguinte situação:

A Universidade de Harvard deseja implantar na Colômbia uma Business School, especializada na difusão de cursos MBA.

Sua tarefa: Você deve apresentar à instituição relatório informativo que contenham dados sobre:

  • O nível de escolarização do país, características do público-alvo que se pretende atingir e perspectivas desse mercado (pesquisar dados estatísticos sobre esses assuntos para posicionar a Universidade sobre uma possível implantação de um curso de MBA);
  • A possibilidade de estabelecer convênios e parcerias com empresas locais (Que tipos de empresas existem no país capazes de estabelecer convênios? Por que essas empresas fariam parcerias com a Universidade de Harvard para implantação de cursos de MBA no país? Etc);
  • Ameaças e oportunidades – como se posiciona a concorrência? (Existem concorrentes nesse mercado, nesse país? Concorrências de que tipo? O tipo de concorrente identificado é forte? Etc);
  • A realidade político-social do país.

Este trabalho busca avaliar sua capacidade de:

  • Encontrar as melhores fontes de pesquisa.
  • Selecionar as informações pertinentes ao contexto.
  • Trabalhar com dados estatísticos e torná-los acessíveis ao leitor
  • Elaborar relatório.

ESTRUTURA DO RELATÓRIO

Veja na página seguinte como seu relatório deve ser elaborado. O exemplo é apenas estrutural. Você deverá encontrar a melhor maneira de apresentar os dados solicitados pela Universidade de Harvard para que ela possa decidir se deve implantar ou não curso MBA na Colômbia. Procure ser convincente! Para isso, dados estatísticos e pesquisa bem fundamentada são essenciais!

IMPLANTAÇÃO DE CURSOS DE MBA DE HARVARD NA COLÔMBIA

 

Relator: Cristina Cravcenco Pinheiro

Objetivo do Relatório: Apresentar à Universidade de Harvard informações para a possível implantação de cursos de MBA na Colômbia

Data de entrega: 23 de Outubro de 2017

1. Introdução

Este relatório visa apresentar à Universidade de Harvard informações importantes para a decisão sobre implantação de cursos de MBA na Colômbia em relação à demanda, possibilidade de convênios e parcerias e eventuais dificuldades.

2. Panorama nacional da Colômbia

2.1 Nível de escolarização

Segundo indicadores da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), divulgados em Setembro de 2017, apenas 21% da população colombiana possui nível superior. Estimativas atuais indicam que 3,2 milhões de alunos da escola secundária não chegam ao ensino universitário por falta de oportunidade. De acordo com a Pesquisa dos Lares Colombianos, cerca de 89% dos alunos em idade escolar gostariam de cursar o ensino superior se tivessem a oportunidade de fazê-lo, já que os trabalhadores com esta formação possuem renda até 134% superior àqueles com ensino médio. Porém, a legislação colombina não permite instituições de ensino com fins lucrativos e suas 32 universidades públicas dispõem apenas de 600.000 vagas. Além disso, as universidades privadas, sem fins lucrativos, atendem em grande parte apenas à elite do país.

2.2 Procura por MBA

2.2.1 Na Colômbia

De acordo com o Observatório do Trabalho para a Educação do Ministério da Educação Nacional da Colômbia, um total de 1,8 milhões de pessoas se formou entre 2001 e 2015. Destes, 554 mil licenciados em cursos como administração, economia, engenharia industrial e relacionados. Apenas 87 mil realizaram mestrado, com 19 mil focados na área de administração (cerca de 50% são de MBA). Isso mostra que, para cada 20 formados na graduação, apenas um concluiu mestrado. Na Colômbia, a evolução e a importância do programa de MBA seguem a mesma trajetória dos Estados Unidos, onde atualmente 31% das pessoas possuem diplomas de graduação, mas apenas 8% delas possuem diplomas de mestrado. Além disso, 25% das pessoas com mestrado possuem MBA, portanto a porcentagem da população americana com MBA é próxima de 2%, segundo o US Census Bureau. Isso mostra um potencial muito importante para os mestres em geral e para aqueles que estão em administração, em particular, e, embora o crescimento na última década tenha sido muito importante, o futuro deve ser ainda mais promissor.

2.2.2 No Exterior

Segundo estudo realizado pelo Instituto Americano de Educação Internacional, a Colômbia é o terceiro país latino-americano que envia mais estudantes para o exterior. Este cálculo inclui viajantes para fazer programas de idiomas, estudar o colegial e programas de graduação e pós-graduação. Para Jorge Otero, diretor executivo da Study Union, uma agência de promoção de estudos no exterior, os motivos pelos quais os colombianos preferem estudar no exterior têm a ver com o reconhecimento internacional que as universidades estrangeiras têm: "Comparando o nível acadêmico das universidades colombianas, de qualidade reconhecida, com as internacionais, estão muito parecidas, mas a diferença pode ser dada nos títulos, porque se pensa que o diploma de uma universidade como Yale ou Harvard vale mais, porque são conhecidos em todo o mundo, ao contrário das instituições colombianas, para as quais o reconhecimento é local. Os alunos que saem, fazem isso procurando esse reconhecimento internacional".

2.3 Importância do MBA no mercado de trabalho

Estudo realizado em 2014 entre a Universidad Javeriana e Hays que analisa as características dos CEOs de 5.600 médias e grandes empresas na Colômbia, mostra que a prevalência de MBA entre os principais executivos das organizações ainda é muito baixa. Apenas 21% dos CEOs das empresas pesquisadas possuem MBA, em comparação com 39% com especialização e 17% com apenas graduação. Esta porcentagem ainda é muito baixa quando comparada com a Índia, onde 30% dos CEOs de grandes empresas têm MBA, ou com os Estados Unidos, onde 29% têm um grau mais elevado em gerenciamento (MBA). Isso confirma que os executivos da Colômbia ainda estão mal treinados, necessitando melhorar seu treinamento para tornarem-se competitivos como empresa e como país. A OCDE garante que 79% das mulheres e 99% dos homens com estudos de mestrado ou doutorado são empregados, enquanto 13,7% dos adultos que não completaram pós-graduação estão sem emprego. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (238.9 Kb)   docx (772.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com