Importância de matérias como metodologia científica na grade escolar
Por: Brenda Kovalski • 4/4/2021 • Resenha • 2.095 Palavras (9 Páginas) • 184 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO “BARÃO DE MAUÁ”
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
BRENDA FERREIRA KOVALSKI DA SILVA
ÁGUA: A IMPORTÂNCIA, REUTILIZAÇÃO E DIREITO A ÁGUA
Ribeirão Preto
2020
BRENDA FERREIRA KOVALSKI DA SILVA
ÁGUA:
A IMPORTÂNCIA, REUTILIZAÇÃO E DIREITO A ÁGUA
Trabalho de pesquisa apresentado à Profa. Monica Magalhães Costa Zini na disciplina de Metodologia do Trabalho Acadêmico.
Ribeirão Preto
2020
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Figura 1 - A distribuição da água no mundo ..................................................................... 8
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - As perspectivas para o próximo século ............................................................. 10
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO .................................................................................................... 6
- DESENVOLVIMENTO ....................................................................................... 7
- Direito a água tratada ........................................................................................... 7
- Água: um direito prejudicial a natureza.............................................................. 8
- A importância com o recurso finito.......................................................................9
- Água: um direito prejudicial a natureza...............................................................9
- Formas de reutilização......................................................................................... 10
3 CONCLUSÃO ..................................................................................................... 12
REFERÊNCIAS .................................................................................................. 13
1. INTRODUÇÃO
A princípio, esse trabalho será apresentado sobre a água, uma substância com dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. É um líquido incolor, sem sabor, sem odor, e é encontrado no seu estado sólido (gelo) ou gasoso (vapor). Além disso, terá um enfoque na sua importância, reutilização, e junto dela seus conflitos de uso e direito humano. Com isso, o objetivo é informar e apontar dados sobre o assunto, para que a sociedade compreenda a gravidade da situação, como é relevante o tema, sua importância e o uso dessa fonte natural para toda população.
2. DESENVOLVIMENTO
Será abordado dados, situações e fatos sobre a água para que se entenda melhor o presente tema e seus conflitos.
2.1 Direito a água tratada
Em primeira análise, sabe-se que o corpo humano é 70% composto por água, no qual por ela pode ser transportado grande parte dos nutrientes e energias necessária para sobrevivência, para concluir as atividades diárias, e assim, automaticamente torna-se uma necessidade vital para qualquer ser humano. Apesar disso, grande parte da população não possui acesso à água potável, tratada, mesmo que esse direito seja reconhecido internacionalmente.
No Brasil, mais de 35 milhões de pessoas não possuem acesso ao abastecimento de água tratada e mais de 100 milhões não possuem acesso ao serviço de coleta de esgoto (INSTITUTO TRATA BRASIL, 2015). Esses dados mostram o quão preocupante é para muitos não ter a fonte essencial, e sua importância, pois, sem água, os cidadãos não conseguem ter suas necessidades básicas, como o consumo para beber, tomar banho, escovar os dentes, uso sanitário. Ademais, para que isso ocorra, é necessário no mínimo a água tratada, já que ela contaminada pode trazer riscos à saúde da comunidade envolvida.
Além disso, torna-se uma causa social, já que além de ser prejudicial a saúde, pois a água não tratada pode trazer doenças como diarreia, febre tifoide, cólera e disenteria, já causou a morte de milhões de pessoas, incluindo crianças, cerca de 3,5 milhões de indivíduos, apenas em relação a água. Entretanto, ao olhar eu um âmbito maior, como considerar o saneamento básico, aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas não possuem esse serviço, e ainda, 1 bilhão de pessoas defecam em locais inapropriados. (BARLOW,2015).
De acordo com Castro (2011) apud Schmidt (2016, p. 12), “[...] estima-se que 80 por cento das doenças e mais de um terço da mortalidade no mundo inteiro são decorrentes, principalmente, da falta de esgoto sanitário e da má qualidade da água utilizada pela população”. Ela completa, ainda, que o acesso ao saneamento diminui a chance de mortalidade infantil em 32,46 por cento.
Em setembro de 2010, o Conselho de Direitos Humanos da ONU assegurou em sua resolução o direito à água e ao saneamento como parte do direito internacional e, portanto, vinculativos aos Estados, devendo estes, pois, desenvolverem mecanismos para concretizá-los. (SOUSA, 2019, p. 9-10).
Diante disso, sobre a citação, o direito a água deve ser de toda a população, mas, diante dos dados estatísticos, é possível perceber que não são todos que recebem de fato esse direito, grande parte da população mundial. O fato mais preocupante, é que, enquanto muitos indivíduos possuem água para até desperdiçar, outros sofrem com a escassez e falta de estrutura.
2.2 Distribuição adequada
Um grande problema em relação a água, é a má-distribuição dela, que não atende toda sociedade envolvida. Um exemplo de uma figura que mostra sobre não ser homogênea as características do ciclo hidrológico e esse é um motivo para a distribuição desigual da água no Planeta (Figura 1). Existem 26 países com a água precária e pelo menos 4 países (Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Ilhas Bahamas, Faixa de Gaza – território palestino) com extrema precariedade (TUNDISI, 2003).
...