Jornalismo Digital (Autoria) Fanfics
Por: Erinaldo Jose da Silva • 18/4/2017 • Seminário • 670 Palavras (3 Páginas) • 260 Visualizações
Trabalho Fanfic
- O que é fanfic? Como Surgiu? Por que?
- Fanfics são narrativas ficcionais, escritas e divulgadas por fãs. As narrativas podem envolver personagens e enredos de produções midiáticas, como filmes e séries, ou podem ser baseadas em outras produções literárias, ou em pessoas reais, como integrantes de bandas, cantores e atores.
- O termo passou a ser usado, em 1965, para designar conteúdo amador de obras ficcionais publicados em fanzines.
- O modelo seguido hoje, nasceu e se popularizou a partir de narrativas sobre a série Star Trek.
- Star Wars e Star Trek foram as maiores influenciadores de fanfics publicadas em fanzines da época.
- As fanfics popularizaram-se, definitivamente, com o surgimento da internet.
- O primeiro grande site de fanfics surgiu em 1998, se chamava fanfiction.net e existe até hoje. O site se popularizou em 2009 no mundo todo. Lá eram publicadas fanfics extremamente variadas, desde Buffy: A Caça Vampiros e Animes até blockbusters. O site tinha mais de 1,3 milhões de usuários e era hospedado em mais de 30 idiomas.
No Brasil, as fanfics ficaram conhecidas a partir de narrativas feitas por fãs de Harry Potter. Surgiram sites como o Nyah e o Spirit, que mais tarde foram sendo substituídos por outros sites que traziam a possibilidade de uma leitura interativa, ou seja, os leitores puderam começar a colocar seus nomes e nomes de amigos dentro da história, tornando-se os personagens principais.
Alguns anos depois estes sites foram acabando e algumas autoras decidiram começar a postar em plataformas gratuitas como o aplicativo Wattpad, e outras se juntaram e formaram o CDA (Clube das Autoras), que hoje se chama UP (Universo Paralelo). Estes sites inovaram totalmente a maneira de ler fanfics, além da interatividade que já era presente em outros sites.
- A primeira diferença é que para ter acesso ao catálago era preciso um login.
- No perfil, era possível adicionar e organizar as fanfics que os leitores estavam lendo, as que queriam ler e as terminadas, em pastas diferentes.
- Além disso, quando entrassem para continuar a leitura, esta abriria no exato ponto em que o leitor havia parado de ler.
- Um ponto importante é que o site não é aberto para qualquer pessoa publicar sua história. As autoras que podem postar são as idealizadoras do site. Estas autoras já tinham diversas histórias, muito populares, escritas e publicadas em outros sites abertos, porém após desavenças com integrantes destes outros sites, retiraram suas fanfics do ar e montaram o CDA/UP.
- As fanfics surgiram principalmente porque a internet possibilitou que os usuários pudessem produzir, criando o conceito de produsuário. Qualquer pessoa pode se tornar um autor, e o desejo dos fãs de fazerem parte de outras realidades e poderem criar narrativas e divulgarem, guiou a popularização das fanfics.
b. Casos famosos
Internacionais:
- '50 tons de cinza' (era uma fanfic do filme Crepúsculo)
- 'After' (era uma fanfic do One Direction)
- 'O Inferno de Gabriel'
- Curiosidade: a saga 'Os Instrumentos Mortais', supostamente surgiu a partir de uma fanfic chamada 'The Draco Trilogy', pois aparentemente autora escrevia fanfics de Harry Potter.
Brasileiras:
- Fanfic 'Psicose' deu origem aos livros 'Insanatório' (2012) e 'Disturbia' (2014).
- 'Electra Heart', não foi publicada ainda, mas ficou extremamente popular entre os leitores, principalmente pelo empoderamento feminino e por ser uma fanfic do One Direction.
- 'Os 12 Signos de Valentina', lançado recentemente na bienal.
- The Velvets, lançado como ebook
- Sábado a Noite, a fanfic mais famosa, foi uma das primeiras a se tornar livro.
d. Como se sentem os leitores?
Os fãs se sentem inseridos naquele universo, se sentem mais próximos dos personagens e personalidades que admiram, muito mais depois da opção pela interatividade. Além disso, a relação autor-leitor se tornou muito mais próxima e ativa.
...