O Comportamento Organizacional
Por: Marciely1 • 28/8/2019 • Resenha • 923 Palavras (4 Páginas) • 212 Visualizações
Universidade Federal de Rondonópolis
Marciely de Oliveira e Viviane Samara Sodré
Cultura Organizacional
Rondonópolis
2019
Marciely de Oliveira e Viviane Samara Sodré
Cultura Organizacional
Trabalho final, apresentado ao Professor Rafael, como parte das exigências para a obtenção da média final.
Rondonópolis, 29 de agosto de 2019.
Introdução
Cultura Organizacional
Toda organização é composta por integrantes e, para que todos se relacionem bem e para que haja igualdade, é preciso regras para determinar como esses membros devem agir e se comportar no ambiente organizacional e, em alguns casos, essas normas são criadas por meio de uma cultura organizacional e esta acaba definindo como deve ser a integração.
A cultura organizacional é uma expressão muito comum no contexto empresarial que significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas adotadas por uma determinada organização. Um dos maiores responsáveis pela divulgação e desenvolvimento é Edgar Shein que descreve a cultura organizacional como um modelo de crenças e valores criados por um determinado grupo.
Segundo Shein a cultura organizacional é formada por três níveis de conhecimento, tais como: Os pressupostos Básicos ( que são as crenças adquiridas em relação as empresas e a natureza humana), os valores (princípios pessoal, normas e modelos considerados importantes) e os artefatos (resultados de alguma ação que são apoiados pelos valores).
A cultura organizacional remete para comportamentos implícitos que contribuem para a produção de sentido, sendo também responsável pelas características únicas de cada empresa, ela contribui para a edificação da identidade organizacional, que pode coincidir com uma imagem positiva, revestindo a empresa de prestígio e reconhecimento. A formação de uma cultura organizacional surge quando são criadas e difundidas de mensagens relativas à empresa e sua identidade, através de meios formais e informais. Alguns dos atributos mais valorizados da cultura organizacional de uma empresa são: ética, responsabilidade social, competência e compromisso.
Clima Organizacional
O Clima Organizacional dentro de uma empresa não é algo simples de ser analisado, porque ele se apresenta difuso e sem contornos bem definidos, dificilmente se mostra claro aos olhos dos administradores que procuram avaliá-lo e entendê-lo. O clima organizacional faz parte e é criado em função da cultura organizacional de uma empresa ou instituição. Consiste no ambiente que é vivido no contexto empresarial, que pode impactar negativamente ou positivamente a produtividade da empresa em questão. Cada integrante de uma organização tem um papel a desempenhar no clima organizacional, podendo influenciá-lo e ser influenciado.
Esse clima, no caso, é um reflexo de ações que envolvem valores, padrões tanto formais quanto informais, relacionamento interno com os clientes, tipos de comportamento e assim por diante, e é essa cultura interna presente na empresa que irá representar a forma como o indivíduo que para ela trabalha, consegue assimilar os seus conceitos e ideais.
Sendo assim, um bom clima organizacional consiste na capacidade de percepção coletiva de todos os funcionários, clientes e demais colaboradores acerca da empresa em questão, ou seja, a que busca por esse ideal.
É certo definir o clima organizacional como um verdadeiro indicador que determina como está à satisfação dos membros relacionados à empresa, com base na realidade da instituição e seus aspectos culturais como é o caso de: políticas internas, técnicas de comunicação, valorização profissional, modelo de administração, identificação do funcionário com a empresa e por aí vai.
Mudança Organizacional
Mudança organizacional é qualquer alteração planejada ou não na relação entre o ambiente, visando sempre á eficiência e eficácia da organização, garantindo a satisfação do cliente e superando seus concorrentes.
...