O Exemplo de Redação em Formato de Carta
Por: CarlaFrassinetti • 14/10/2020 • Artigo • 392 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
Exemplo de redação em formato de carta
Assunto abordado: sobre uma carta de uma constituinte cobrando rigor das leis do Excelentíssimo Ministro da Justiça, sobre os altos índices de crianças e adolescentes vivendo em situações de extrema vulnerabilidade nas ruas do Brasil .
São Paulo, 10 de agosto de 2020
Excelentíssimo senhor Ministro da Justiça André Mendonça,
Venho por meio desta, solicitar vossa atenção aos altos índices de crianças e adolescentes vivendo em situações de extrema vulnerabilidade nas ruas do Brasil. Quais seriam os verdadeiros motivos desta realidade?
As últimas estatísticas expostas pelo Estatuto de Pesquisa da criança e do adolescente (ECA), destacam os fatores que mais estimulam crianças e adolescentes a fugirem de casa e viverem nas ruas, como: castigos físicos, violência sexual, maus tratos corporais, violência verbal, e outros diversos conflitos domésticos. Na maioria das vezes, proferidos pelos genitores e familiares das crianças. Percebo que as ações e investigações contra os agressores são demoradas e ineficientes, sem monitoramento e devidas ações judiciais, permitindo que continuem com seus atos de violência. O que torna cada vez mais difícil a reintegração das crianças e adolescentes em seus ambientes familiares.
Com este cenário, em que as crianças e jovens vítimas em potencial encontram-se em situações de pavor diário, podemos destacar uma grande evasão escolar, crianças e jovens com problemas psiquiátricos, frutos do abandono, que os levam a cometer delitos e caminhar pela linha tênue da delinquência. Crianças e adolescentes expostos a uma realidade cruel, com poucas políticas públicas que de fato são voltadas a uma recuperação que não apenas os dignifiquem, mas os enxergue como seres humanos.
Após esta reflexão sobre esta realidade repugnante, solicito que o senhor, com base em sua autoridade, determine mais rigor nas investigações, para que estes criminosos não saiam ilesos de suas crueldades, tornando a prática das leis mais eficiente e rigorosa. Sugiro promover acompanhamento para os familiares e a criação de uma rede de proteção às vítimas, que realmente funcione e traga conforto, acolhimento e os devidos tratamentos necessários para estas crianças e adolescentes que merecem se sentir seguras. Dentro destas políticas públicas deve haver uma conscientização maior, para a população se sentir segura ao ato da denúncia, sem nenhum tipo de exposição. É preciso falar, é preciso que as pessoas denunciem, e entendam seu papel importante na segurança do outro.
Certa de sua atenção e da criteriosa análise de minhas sugestões, despeço-me cordialmente.
C.F.S.
...