O Trabalho de Semiótica
Por: heronenzo • 9/3/2023 • Seminário • 1.162 Palavras (5 Páginas) • 75 Visualizações
[pic 1]
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO E GESTÃO
CURSO DE JORNALISMO
AV3
HERON ENZO CÂNDIDO MOURA – 2125495/9
ÍSIS REBOUÇAS CONCEIÇÃO – 2122836/2
LÍVIA TÁVORA DE MOURA – 2123814/7
VITÓRIA CAROLINE CASTRO DA SILVA – 2122829/0
CARMEN LUISA CHAVES CAVALCANTE – SEMIÓTICA
FORTALEZA
2022.2
Relatório:
1. Apresentação do tema escolhido e do produto (qual foi o tema? por que vocês o escolheram? que produto vocês desenvolveram?)
O tema escolhido foi a música Longarinas, do cantor Ednardo, canção que discorre sobre o sentimento nostálgico da juventude vivida sobre a orla da capital cearense. No entanto, assim como o cantor, muitos fortalezenses também sentem saudade do que já foi ser jovem na década de 70 e assistir o pôr do sol na beira mar, embalado pelas canções de Ednardo.
Segundo o historiógrafo francês, François Guizot, " A música oferece à alma uma verdadeira cultura íntima e deve fazer parte da educação do povo.". O sentimento de intimidade e nostalgia, provocado pela música Longarinas, foi fator determinante para a escolha do tema, pois por meio dela seria possível adquirir um novo olhar diante de um cenário já conhecido. A possibilidade de valorização de um local mas que vem tendo sua história apagada pelo tempo, e pela falta de políticas públicas de manutenção de patrimônios, também foi bastante importante para a escolha da música como objeto de estudo.
Passando por todos os pontos citados na canção, foi produzido um Fashion Film que ilustra os versos do cantor cearense, brincando com a atual realidade dos ambientes (ponte velha, beira-mar e praia de Iracema), e a realidade descrita por Ednardo, em sua composição de 1976. A ideia de produzir um Fashion Film veio com o objetivo de valorizar uma das atividades econômicas mais importantes para o Ceará, a indústria de confecção, que distribui roupas para diversas regiões do Brasil e é uma das maiores responsáveis pela manutenção da economia local.
2. Contextualização (tragam as leituras que vocês fizeram de artigos e outros textos para discutir academicamente o produto de vocês. façam esta discussão)
“Faz muito tempo que eu não vejo
O verde daquele mar quebrar
Nas longarinas da ponte velha
Que ainda não caiu”
- Longarinas, Ednardo.
Com base na música “Longarinas” do cantor cearense Ednardo, foi produzido um Fashion Film com o objetivo de retratar a realidade descrita pelo cantor. As locações do vídeo foram escolhidas com base nos lugares da orla de Fortaleza citados na música, que marcaram não apenas a história da capital, mas também a vida de muitos fortalezenses.
Segundo a matéria publicada no Diário do Nordeste em 21 de junho de 2022, “Projeto prevê demolir Ponte Velha, erguida há mais de 100 anos, diz SPU”, o ponto histórico hoje possui ferrugens, rachaduras e está marcada pelo tempo. “Eu nasci e me criei em Fortaleza, e como fortalezense sei que demolir seria apagar uma parte da nossa História. Estamos buscando soluções, queremos sugestões.” disse Vandesvaldo Moura, Superintendente da Sec. de Patrimônio da União no Ceará. Portanto, com essa perspectiva de trabalhar com um local marcado pelo tempo, foi trazido através da captação de imagens a realidade atual da interação do público ,em contraste com a realidade descrita por Ednardo.
Buscando uma maior valorização da locação escolhida, foram utilizadas referências de diversos Fashion Films produzidos por grandes maisons da moda, como as produções de Vivienne & Tamas em “Beauty & Fine Jewelry" e “Castways” para a Chanel, entre 2017 e 2018. Os vídeos exploram cenários litorais, com grande interação das atrizes com a ambientação e valorizam as cores e texturas naturais. Inspirado pela sensibilidade desse olhar, foi reproduzido em nossa Fashion Film a mesma perspectiva de valorização do ambiente, mas ainda trazendo uma maior interação com o espaço urbanizado.
3. Cinco conceitos da tradução intersemiótica (escolha cinco conceitos, explique um a um e aplique ao produto de vocês, buscando analisá-lo a partir desses conceitos)
Tradução Intersemiótica Icônica: É por meio da semelhança, da similaridade. No trecho da música Longarinas “Faz muito tempo que eu não vejo o branco da espuma espirrar”, descreve o encontro das ondas com as pilastras, formando uma espuma no choque da água salgada com o concreto, que espirra na eterna briga da ponte, que resiste, com o mar, que deseja destruí-la. No Fashion Film, ocorre a representação do trecho visualmente, já que se visualiza o branco da espuma que o mar produz no vídeo, ou seja, uma semelhança por meio de linguagens diferentes.
...