O computador como instrumento didático-pedagógico
Por: Lindaura18 • 11/5/2015 • Artigo • 1.872 Palavras (8 Páginas) • 368 Visualizações
O COMPUTADOR COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Lindaura Tereza da Silva
RESUMO
Atualmente, o uso das tecnologias vem crescendo de maneira significativa, mas, é possível num país com uma enorme desigualdade social ter o computador como instrumento didático-pedagógico? No ambiente escolar, o uso do computador torna-se uma ferramenta de grande importância para a ampliação do conhecimento, pois as novas e atraentes tecnologias digitais oferecem ao educando um mundo que faz sentido para eles. Dessa forma, ao conhecer melhor esse universo, docentes e discentes podem acessar informações diversificadas, indo além do que foi delimitado pelo currículo e pelo livro didático, e, consequentemente mudar essa triste realidade brasileira. Desse modo, o presente trabalho abordará a importância do computador como instrumento didático-pedagógico. A ideia surgiu partindo da realidade, pois no mundo globalizado, já não é possível para nós educadores caminharmos sem o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). É necessário que a comunidade escolar perceba a importância das tecnologias como uma ferramenta didático-pedagógica na educação, e como instrumento de mudanças no processo de ensino aprendizagem. Dessa forma, esse projeto justifica-se pela necessidade de enfatizar a relevância do uso do computador e de seu papel de grande valor no contexto educacional e de formação do indivíduo, bem como auxiliar professores a realizar atividades pedagógicas dinâmicas e mais atraentes para que seus alunos possam compreender com sucesso o que está sendo trabalhado em sala. Diante disso, esse projeto tem como objetivo motivar os estudantes, ampliar e diversificar as metodologias de aprendizagem disponíveis, favorecendo o princípio de autoria e autonomia por meio da utilização de múltiplas linguagens e tecnologias da informação e comunicação, utilizando o computador como recurso didático.
PALAVRAS CHAVE: Computador; Tecnologia; Aprendizagem; didático-pedagógico.
INTRODUÇÃO
Vivemos um momento de grandes mudanças e transformações totais. Diante de tantas inovações e possibilidades, surge a necessidade de modificações no ambiente escolar, uma vez que a escola, uma entidade formadora de valores e opiniões e mediadora de conhecimentos visando preparar o cidadão para a vida de forma que se torne crítico e consciente do seu papel social, tem que acompanhar todo esse desenvolvimento para que possa cumprir efetivamente e com objetividade sua função.
Dessa forma, a escola tem que se atentar não somente com as transformações que estão ocorrendo na sociedade, pois na verdade, a escola é agente transformadora, portanto, na sua prática cotidiana tem que ser adotada uma postura dinâmica, em detrimento à postura estática, ainda tão presente nas escolas brasileiras. Diante disso, as novas tecnologias são de enorme importância nesse processo.
Atualmente, o uso das tecnologias vem crescendo de maneira significativa, mas, é possível num país com uma enorme desigualdade social ter o computador como instrumento didático-pedagógico? No ambiente escolar, o uso do computador torna-se uma ferramenta de grande importância para a ampliação do conhecimento, pois as novas e atraentes tecnologias digitais oferecem ao educando um mundo que faz sentido para eles. Dessa forma, ao conhecer melhor esse universo, docentes e discentes podem acessar informações diversificadas, indo além do que foi delimitado pelo currículo e pelo livro didático, e, consequentemente mudar essa triste realidade brasileira.
Desse modo, o presente trabalho abordará a importância do computador como instrumento didático-pedagógico. A ideia surgiu partindo da realidade, pois no mundo globalizado, já não é possível para nós educadores caminharmos sem o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). É necessário que a comunidade escolar perceba a importância das tecnologias como uma ferramenta didático-pedagógica na educação, e como instrumento de mudanças no processo de ensino aprendizagem.
Dessa forma, esse projeto justifica-se pela necessidade de enfatizar a relevância do uso do computador e de seu papel de grande valor no contexto educacional e de formação do indivíduo, bem como auxiliar professores a realizar atividades pedagógicas dinâmicas e mais atraentes para que seus alunos possam compreender com sucesso o que está sendo trabalhado em sala.
Diante disso, esse artigo tem como objetivo motivar os estudantes, ampliar e diversificar as metodologias de aprendizagem disponíveis, favorecendo o princípio de autoria e autonomia por meio da utilização de múltiplas linguagens e tecnologias da informação e comunicação, utilizando o computador como recurso didático.
REFERENCIAL TEÓRICO
A fim de entender e especificar melhor sobre o tema “O computador como instrumento didático-pedagógico”, faz-se necessário explicitar alguns itens para que o entendimento seja melhor elaborado. Dessa forma, procuramos fundamentação em autores que buscam esclarecer de maneira clara e precisa o tema abordado. De acordo com Brito, a comunidade escolar pode escolher três caminhos no que se refere às novas tecnologias:
1. repelir as tecnologias e tentar ficar fora do processo;
2. apropriar-se da técnica e transformar a vida em uma corrida atrás do novo;
3. apropriar-se dos processos, desenvolvendo habilidades que permitam o acesso e o controle das tecnologias e seus efeitos. (BRITO, 2003, p.33)
Nesse sentido, Milano (2009, p.38) diz que “devemos, obviamente, considerar a terceira escolha como a mais apropriada, mais adequada ao processo de transformação”, pois apresenta argumentos mais amplos e concretos para a formação intelectual do educador, fazendo com que o professor reflita sobre sua prática pedagógica e elabore a partir daí projetos educacionais nos quais utilize elementos das novas tecnologias da informação e comunicação. Segundo Moran:
Com a chegada da Internet, nos defrontamos com novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino e aprendizagem. Não podemos esperar das redes eletrônicas a solução mágica para modificar profundamente a relação pedagógica, mas vão facilitar como nunca antes a pesquisa individual e grupal, o intercâmbio de professores com professores, de alunos com alunos e de professores com alunos. (MORAN, 2001, p.12)
O uso do computador como ferramenta educacional tem como objetivo promover a aprendizagem do aluno, ajudando na construção do processo de aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades importantes para que ele participe da sociedade do conhecimento. Assim, busca-se mostrar que:
...