O inicio da comunicação com base no filme: A Guerra do Filme
Por: Lianna Carolina • 19/1/2016 • Resenha • 423 Palavras (2 Páginas) • 703 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO TEXTUAL
Lianna Carolina Arraes Oliveira
FILME: A GUERRA DO FOGO
O filme de Jean – Jacques Annaud, a guerra do fogo, relata de certo modo o surgimento da comunicação e da linguagem. O mesmo conta a história de dois grupos de hominídeos que vivem no ano 80.000 a.C., ou seja, no período paleolítico, nessa determinada época a tribo que possuía fogo tinha vida, em meio a essa condição há o desenrolar de toda a trama.
Os dois grupos retratados na trama se divergem no quesito comunicação. O primeiro possui uma comunicação baseada em grunhidos e gritos já o segundo, usa uma comunicação um pouco mais evoluída e rica, chegando até a se utilizar alguns sons que ecoam como sílaba para fazerem a comunicação entre si.
A linguagem corporal, os grunhidos e gritos são utilizados para expressar as emoções, as dores e os momentos. As respostas e o entendimento nesse tipo de comunicação se mostram de maneira bem subjetiva, pois cada personagem responde, reage de uma forma particular. Uma cena do filme nos revela isso, que é quando um homem acerta a cabeça do outro com uma pedra, para o telespectador fica claro que foi uma piada, mas esse entendimento para os personagens dentro da história não é unânime.
No decorrer do filme as duas tribos se interagem, e essa ação traz uma sofisticação para a capacidade de se comunicar, sendo assim, vemos como se deu todo processo de evolução da comunicação, que no seu início utilizava meios básicos como: linguagem vocálica e gestos e hoje, após muitas adaptações possui um sistema mais elaborado.
Não devemos desconsiderar jamais essa comunicação primitiva baseada nos gestos, grunhindos e gritos, é dela que se originou a linguagem falada utilizada hoje.
Tendo em vista tudo isso, conclui se o quão importante é a comunicação, a mesma se mostra tão vital como respirar, pois nos ajuda a socializar e a manter relações. Ela continua sendo fundamental nas interações humanas tanto pessoais, como profissionais, não importando a época, o ano, sendo século XXI ou, período paleolítico, a comunicação entre os indivíduos sempre esteve presente em nosso meio e sempre estará.
Sem a comunicação não há vida, de que valeria viver em meio aos homens e não compartilhar as emoções, paixões e momentos.
...