O papel da comunicação junto ao meio ambiente
Por: Ana Schifflers • 7/4/2021 • Artigo • 263 Palavras (2 Páginas) • 198 Visualizações
O papel da comunicação junto ao meio ambiente
Essencial. Primordial. Fundamental. São tantas as palavras que se encaixam no contexto do papel da comunicação com o meio ambiente, que podemos criar uma linha do tempo para entender esse raciocínio.
Tudo começou quando éramos livres para usar o que quiséssemos da natureza, sem preocupação, já que tínhamos água potável, florestas, animais em abundância por todo o mundo. Depois chegamos a um momento onde algumas pessoas começaram a perceber que o ser humano estava utilizando tudo isso de forma incorreta e sem se preocupar com as conseqüências. Então começaram a surgir conversas sobre uma possível falta de água, de alimento, os danos a camada de ozônio, entre outras coisas. A partir daí percebeu-se que era necessário ensinar as pessoas a como utilizar os recursos que a natureza nos oferece, sem depredação. O que nos levou a criar o conceito de desenvolvimento sustentável na década de 80. E é nesse momento que a comunicação entra para nos ajudar.
Trazendo esse conceito totalmente para a comunicação, podemos dizer que é ai que devemos agir. Usar as armas que ela coloca em nossas mãos para fazer toda informação chegar às pessoas. De forma verbal, televisiva, por intermédio de produtos, pessoas, revistas, internet, por libras, rádio, protestos, debates, governantes, todas as formas de comunicação que encontrarmos. Só dessa maneira poderíamos conscientizar a sociedade do que precisamos fazer para mudar o retrato atual do planeta.
Assim, concluímos que devemos enxergar a comunicação sob o ângulo da responsabilidade socioambiental e essa também será a melhor forma de reinventá-la, conseguindo mais comprometimento, inteligência e honestidade.
...