Os Erros Ortográficos
Por: joaopatricio • 8/6/2018 • Projeto de pesquisa • 2.401 Palavras (10 Páginas) • 859 Visualizações
Capitulo I- Introdução
Trata-se de um projecto de pesquisa da cadeira de Metodologias de estudo e investigação ciêntifica. Aborda-se neste trabalho, o problema da ortografia em alunos da quarta classe da Escola primária e completa de Maguai no distrito de Tsangano, provincia de Tete.
Ortografia quer dizer escrita correcta e para representar na escrita as palavras de uma lingua usam-se sinais gráficos designados letras cujo conjunto ordenado constitui um alfabeto. Mas, neste trabalho não se abordará os estudos da ortografia de idiomas em geral, senão apenas a ortografia portuguesa, e em português, usam-se ainda sinais adicionais (acentos e til) que tem a função de indicar a pronuncia de alguns sons. Sendo assim, neste projecto, analisar-se-á os erros da ortografia em lingua portuguesa, cometidos pelos alunos da EPC- Maguai. Neste projecto, não se vai apenas descrever os erros, mas também tentar-se-á dar algumas hipóteses para a resolução deste problema nessa Escola.
O projecto, é feito a pensar no benefício de todos moçambicanos e toda comunidade portuguesa e especialmente, de alunos da Escola primária e completa de Maguai, distrito de Tsangano, provincia de Tete. Espera-se uma leitura atenciosa e na colaboração de todo leitor para a resolução deste problema.
1.1.Delimitação do tema
O presente projecto de pesquisa, que tem como tema, ‘Erros ortográficos’ será pesquisado na Escola primária e completa de Maguai, distrito de tsangano, provincia de Tete, na qual, precisar-se-á de saber os porquês de tantos erros ortográficos nessa Escola e qual pode ser a resolução para minimizar este problema. A pesquisa decorrer-se-á de 02 de março à 15 de maio de 2018.
1.2.Justificativa
Fazer um projecto sobre este tema parece-se muito importante e vantajoso, pensando no impacto que a lingua potuguesa tem no nosso país. Pensa-se que a lingua portuguesa é a maior instrumento para a fácil comunicação em moçambique e em toda comunidade comunicativa portuguesa, para a falar bem depende da escrita correcta também, e se não serem analisados os erros, podem dificultar a comunicação dos alunos da Escola primária e completa de Maguai.
O presente projecto de pesquisa vem contribuir para minizar os erros mais graves e frequentes cometidos por alunos da EPC- Maguai, pois aborda-se algumas dicas para minimizá-los. Crê-se que este projecto seja um bom instrumento para que os alunos da 4ªclasse da Escola primária e completa de Maguai, aprendam a escrever correctamente as palavras em Português.
1.3.Problematização
Os erros ortográficos frequentes na Escola primária e completa de Maguai, distrito de Tsangano, Provincia de Tete, podem pôr em perigo a nossa lingua portuguesa oficial. E a pergunta pode vir, a que se deve esses erros ortográficos? E ao tentar responder esta pergunta, surge outro problema, de que os professores são os que devem melhorar as metodologias de ensino. Este problema de erros ortográficos, raras na EPC- Maguai, podem também afectar outros, visto que podem estar a transmitir os mesmos erros para outros alunos mais novos.
Os erros ortográficos mais frequentes em alunos da 4ªclassse, podem fazer com que não desenvolvam as suas aptidões da lingua e dificultar a comunicação deles. E como é que os erros ortográficos em alunos da 4ª classe da EPC- Maguai podem influenciar no mau aspecto desse estabelecimento de ensino? Por que acontecem os erros ortográficos? E qual pode ser a medida a tomar para minimizar os erros ortográficos mais frequentes em alunos da 4ªclasse na EPC- Maguai?
1.4.Objectivos
1.4.1.Geral
- Analisar os erros ortográficos em alunos da quarta classe na Escola primária e completa de Maguai, distrito de Tsangano, provincia de Tete.
1.4.2.Específicos
- Identificar os principais erros ortográficos em alunos da quarta classe na Escola primária e completa de Maguai.
- Sugerir para minimizar os erros ortográficos em alunos da quarta classe na Escola primária e completa de Maguai.
1.5.Hipóteses
- Os professores podem ser acusados de preguiçosos e desconhecedores das suas próprias disciplinas de actuação pedagógica e o director da mesma Escola pode ser encarado como um desordeiro;
- Os erros ortográficos, acontecem talvez por causa de baixas leituras, os professores não explicitam bem sobre algumas letras complexas e falta de tempo do contacto entre o professor e o aluno.
Pode-se melhorar a ortografia em:
- Explicitar sobre as letras que muitas das vezes os sons se confundem, como ‘J e G, S e Z’.
- Manter uma relação entre professor e aluno, para não ter receio em apresentar dúvidas e motiva-lo para se empenhar no domínio da morfologia.
- Motivar o aluno a fazer muitas leituras das obras variadas em lingua portuguesa e estabelecer relações entre o que está escrito e a pronúncia soltada.
Capitulo II- Revisão da Literatura
Conceito da ortografia
BERGSTROM & REIS (2011), « A Ortografia é a parte da Gramática que ensina a maneira correcta de escrever as palavras.
A habilidade de escrever é uma arma eficaz de sucesso, tanto na escola como na profissão.
Na escola, a escrita é uma das formas de expressão mais valorizada na avaliação dos estudantes, em quase todas as disciplinas.
Pela vida fora, as pessoas, mesmo seguindo profissões técnicas, têm de escrever cartas, relatórios, actas, exposições, comunicados, projectos, etc. A escrita é um instrumento fundamental para informar, demonstrar, persuadir ou simplesmente para interessar os outros pelas nossas ideias.
É possível ter sucesso sem saber escrever correctamente. Mas aqueles que sabem escrever estão sempre em vantagem.
Na expressão escrita o mais importante é fazer-se entender, mas isto não significa que se deve desprezar a ortografia. As palavras têm de ser escritas com correcção.
Para representar na escrita as palavras de uma língua usam-se sinais gráficos, designados letras, cujo conjunto ordenado constitui um alfabeto. Usam-se ainda, em português, sinais adicionais (como os acentos e o til) que têm a função de indicar de forma mais aproximada a pronúncia de alguns sons. O conjunto de normas que estabelece a utilização dos sinais gráficos constitui a ortografia de uma língua.»
...