Projeto e Análise Orientados a Objetos
Por: Matheus Damas • 22/6/2022 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 124 Visualizações
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Centro de Ciências Humanas e sociais - CCH
Escola de Biblioteconomia - EB
Disciplina: Organização do Conhecimento I
Docente: Tatiana de Almeida
Discente: Matheus Rego Damas
Matrícula: 201912332054
Atividade 4
Teoria do conhecimento - Ingetraut Dahlberg
DAHLBERG, I. Teoria do conceito. Ciência da Informação, [S. l.], v. 7, n. 2, 1978. DOI: 10.18225/ci.inf.v7i2.115. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/115. Acesso em: 28 dez. 2021.
A autora do artigo é Ingetraut Dahlberg, foi uma filósofa e cientista da informação, nascida na alemanha em 1927 começou sua carreira como compiladora de bibliografias e entre os anos de 1963 e 1970 foi chefe do centro de biblioteca e documentação da sociedade alemã de documentação. Em 1974 fundou a revista International Classification que futuramente se tornaria conhecida como Organização do Conhecimento, no qual é considerada pioneira no assunto. Dahlberg faleceu em 24 de outubro de 2017.
O texto se trata de um periódico do sétimo volume da revista ``Ciência da Informação ``. Publicado nos anos 1970, é pioneiro e extremamente atual para a compreensão da teoria do conhecimento na organização do conhecimento, trazendo detalhadamente sua teoria e estudos na área.
Informacionalmente este artigo traz detalhadamente como podemos ver e interpretar o que é conceito e suas formas de aparecer e serem compreendidas, dissecando cada tópico os tipos de definições presentes nesse assunto. Há inúmeras definições importantes e desconhecidas que a autora introduz ao longo de toda a leitura, começando com a explicação de como a linguagem é uma forma do homem de expressar suas ideias e pensamentos , desde a linguagem natural a linguagem formalizada, também segue um padrão de escrita em definições de como podemos nos aprofundar nas formas que o conceito se apresenta ao leitor e de como a hierarquia de definições para um conceito podem mudar o mesmo ou complementá-lo.
Toda essa dissecação de definições foram importantes na minha formação pois a maioria era desconhecida por mim, algumas já conhecidas como as de conceitos gerais e individuais e outras que me fizeram enxergar os diferentes processos de síntese e entendimento dos tipos de conceitos que são extremamente importantes para inúmeras áreas do conhecimento, principalmente na ciência da informação. O artigo não traz referências pois foi todo escrito originalmente por Dahlberg, fazendo dele um texto completamente original da autora.
Três assuntos que chamam bastante atenção são a tipologia das características pelas categorias, a ordem das características para a contribuição do conceito e a função das características do conceito. Cito esses três tópicos do texto pois são extremamente complementares uns aos outros e é a primeira vez em que a autora introduz a definição de separar as características de um conceito específico e como elas podem conversar entre si, parte da biblioteconomia e da ciência da informação que reafirma a questão da interdisciplinaridade dessas disciplinas e nos assuntos que conversam com as mesmas.
...