Resumo Do Livro Viagem Ao Centro Da Terra
Por: MarcosVinicius TraKinas na veia • 12/1/2024 • Projeto de pesquisa • 784 Palavras (4 Páginas) • 119 Visualizações
[pic 1]
TÉCNICO DE ELETROTÉCNICA
Professor: Marcos Aurelio Radich
Participantes:
-Gabriela Calixto
-Rafael Alves
-Carlos Eduardo
-Flávia
-Marcos Vinicius B.
Resumo do livro
“VIAGEM AO CENTRO DA TERRA”
Rio de Janeiro
2022
Em Hamburgo, na Alemanha, um disciplinado cientista, o professor Lidenbrock, encontra no interior de um livro antigo, um indecifrável manuscrito. O volume histórico havia sido adquirido em um sebo. Seu sobrinho e aprendiz, Axel, é quem consegue desvendar a mensagem escrita no documento de uma forma surpreendente. Trata-se de uma revelação bombástica do cientista islandês Arne Saknussemm, dando conta de um suposto caminho que levaria ao centro da terra. O professor se entusiasma e decide realizar a viagem. Colocando de lado as preocupações de Axel sobre a temperatura no interior da terra, o professor insiste em que seu sobrinho o acompanhe na viagem.
A viagem para Reykjaavik inicia, primeiramente por trem até chegarem a uma cidade chamada Korsõr localizada na Dinamarca. Enquanto esperam para iniciar a próxima partida, Lidenbroock treina Axel para suportar as vertigens que aconteceriam durante a viagem.
Chegou o dia da partida que ocorreu no dia 02 de junho, Axel e o tio embarcam no Valquíria, um barco que os levaria até Reykjaavik (capital da Islândia). No percurso Lidenbroock passa o tempo todo com enjoos causados pela navegação. Lidenbroock conversa com Fridrikson (um professor islandês) sobre Arne Saknussemm e suas obras e se o mesmo possuía suas obras na biblioteca. Logo em seguida conversam sobre a necessidade de um guia para explorar Sneffels. Hans Bjelke, seria o guia que levará o cientista e o aprendiz ao centro da terra.
Em um primeiro momento, o tratado entre Hans e Lidenbrock foi feito para que o guia os levasse apenas até o pequeno vilarejo de Stapi, porém, o senso aventureiro de Hans fez com que o homem os acompanhasse durante todo o caminho. Para fazer essa viagem, o trio utilizou 4 cavalos como montaria e diversos equipamentos para ajudarem sua orientação, como bússolas, cronômetros, manômetros e termômetros.
Após a chegada a Sneffels, Axel com medo do vulcão começa a refletir sobre uma possível erupção e tenta convencer seu tio a desistir e logo ele afirma ter calculado os riscos e diz que o vulcão permanece adormecido e que iriam continuar. Eles seguem a subida até o cume do vulcão. No caminho Axel descreve ventos fortes que assustam os viajantes que se apressam para não correrem nenhum risco. Finalmente chegam ao topo de Sneffels e começam a explorar o local onde encontram em uma rocha de granito uma escritura de Arne Saknussemm. O sol era essencial naquele momento pois revelaria uma sombra que indicaria por qual cratera os viajantes deveriam seguir.
...