Resumo Uma Breve Historia do Jornalismo no Ocidente
Por: Kayza Araújo • 23/9/2023 • Abstract • 280 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Uma Breve História do Jornalismo no Ocidente- Breve Síntese (Última Parte)
Essa parte do livro é, para mim, a mais importante para entendermos os maiores momentos de transformações nos meios de comunicação e, portanto, compreendermos a maneira que deve ser produzido o jornalismo na atualidade. Essa parte apresenta a imprensa durante o século XX, abrangendo desde a ascensão da imprensa de massa até a era digital.
O autor destaca a percepção das pessoas sobre as guerra e as mudanças que aconteceram durante e após, que levaram, por exemplo, ao aumento da circulação dos jornais. Ele também fala sobre a importância do jornalismo na luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, bem como na denúncia dos abusos do governo durante a Guerra do Vietnã, essa foi a parte de todo o livro que mais me chamou atenção, por retratar de forma tão forte o sentimento coletivista e o jornalismo como um meio de união e de solidariedade.
Ele apresenta também a tecnologia, como a ascensão da televisão e internet, como uma das principais concorrentes do jornalismo impresso, que teve que se adaptar para sobreviver. Mas destaca a importância dessas tecnologias para a transição do jornalismo impresso para o digital, que apresentou novos desafios para os jornalistas da época.
O capítulo aborda ainda a questão da diversidade na imprensa, incluindo a luta pela igualdade de gênero e a representação de minorias, bem como a importância do jornalismo local e regional, e essas lutas se perpetuam até hoje. Enfim, o autor apresenta uma visão sobre o futuro do jornalismo e os desafios que a imprensa enfrenta na era digital, incluindo a disseminação de notícias falsas e a ameaça à liberdade de imprensa em todo o mundo.
...