Resumo sobre o filme a inteligencia artificial
Por: Lukinhas Cardoso • 26/4/2015 • Resenha • 714 Palavras (3 Páginas) • 12.271 Visualizações
O filme a I.A Inteligência Artificial se passa num futuro não muito distante da nossa realidade em que vivemos, quando a terra havia sofrido grandes transformações ambientais, devido às consequências do efeito estufa, mais tem um diferencial a alta tecnologia, humanos e robôs convivendo juntos.
E traz a tona um tema muito polêmico e complexo que é a inteligência artificial homem x maquina. Nesse contexto surge David um robô menino q foi programado pra amar seus pais incondicionalmente, e levado pra casa por Henry funcionário da empresa fabricante para ficar no lugar de seu filho verdadeiro que está em coma, à mulher dele (Mônica) no começo o rejeita, mais depois começa a se apegar ao robô David.
Milagrosamente Martin filho de Mônica desperta do coma e volta para casa, criando uma situação embaraçosa e armando provocações contra seu irmão, o qual era tão inocente que não percebeu tais atos. Ate que em um acidente David quase mata seu irmão afogado na piscina, causando uma revolta nos pais e levando a tomar uma decisão um pouco complicada abandona-lo.
O que nos leva outro momento do filme quando a ficção se torna drama. David não aceita se descartado, pois ele a ama incondicionalmente, um amor tão puro e “verdadeiro”, implora para voltar para casa e para ouvir de sua mãe que ela o ama.
Mas o silencio dela e crucificador, persistente David não desiste quando pergunta: “ E seu Eu fosse um menino de verdade, a Sra. me amaria. Só que nunca o ouviu a resposta de sua mãe, pois ela entrou no carro e foi embora ao prantos. Partindo desse ponto um filme toma um novo rumo.
David entra um uma busca frenética a Fada Azul, (Aquela do conto do Pinóquio) agarrado na esperança que somente ela poderia transforma-lo em menino e assim e teria o amor de sua Mae. Ainda apegado nessa esperança David vai para no fundo mar onde um circo imerso que avisa sido inundado pela agua do mar tinha uma estatua da fada azul. Acreditando ainda na historia do Pinóquio David pede com toda sua convicção para ela transforma-lo, e pede e pede mais nada acontece. Dois mil anos se passaram e a terra é invadida por Ets, e David é achando no fundo do mar. Ainda robô mas consegue realizar seu sonho. Os Extraterrestes lhe da a oportunidade de passar um dia com sua mãe. Tornando esse o dia mais feliz de David e ultimo também.
Ponto de vista;
A grande questão, inicialmente destacada no filme, refere-se à capacidade de um robô amar um humano, agora a situação se inverte: será um humano capaz de amar um robô? São perguntas que realmente não temos respostas concretas, um robô pode amar um humano como foi programado, mais também quem garante que ele não possa se voltar contra seu criador. São questões que quando paramos pra pensar imaginamos muitas coisas, o homem a cada dia que passa evolui mais ainda a capacidade tecnológica de varias formas. Hoje podemos dizer que a tecnologia não é somente uma necessidade, mas algo natural à vida do homem, pois faz parte de seu cotidiano. TV, rádio, celular, computador, mp3, laptop e etc. É mesmo quase impossível pensar nossas vidas sem a tecnologia. Só que até ponto isso pode nos levar? Estamos nos tornando reféns do nossa própria inteligência. No filme David sonha, faz planos, projeta realizações e busca realizá-los e tudo isso sem ser programado para fazê-lo. Eis a duvida novamente, se pôde fazer tudo isso sem programação quem garante que não possa fazer coisas ruins? É uma pergunta que no momento ainda está sem resposta, e deixa claro que a humanidade não estar preparada pra conviver humanos e robôs juntos, pois para uns pode ser normal, mas sempre vão existir aqueles que são contras e que farão de tudo só pra destruir essas maquinas, como mostra no filme.
...