Roteiro de Observação: Treino de Cheerleader
Por: Milaaraujo • 28/10/2018 • Relatório de pesquisa • 600 Palavras (3 Páginas) • 564 Visualizações
[pic 1]
Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Física
Professor Dr. Alfredo Feres Neto
Milena de Araújo Nunes 180128167
- Roteiro de observação: Treino de Cheerleader 16/10/2018
- Descrição do local
O treino que foi objeto da observação, dessa vez feita por mim de dentro da prática, foi realizado no pátio do Centro Olímpico da UnB. Os treinos para iniciantes (que foi o praticado) acontecem as terças e quintas de 12:15 as 13:30, no horário de almoço. Geralmente o espaço é dividido em duas partes para que outra prática seja realizada no mesmo horário. Há sempre muitas pessoas por lá, às vezes só olhando ou praticando outras modalidades.
- Descrição dos participantes
O Cheer é dividido em 3 tipos de atletas por cada stand (grupo), a Flyer que geralmente é a pessoas mais leve e pequena para ser lançada, tem as Bases que são os arremessadores e verdadeiras bases para a Flyer geralmente os mais fortes, e por ultimo temos o Backer que é geralmente o mais alto serve para dar equilíbrio a Flyer auxiliando as bases. Os participantes vestem roupas justas ao corpo, as meninas com cabelos presos e todos de tênis obrigatoriamente. Alguns, sendo uma maioria das Bases, usam munhequeira para auxiliar ao efetuar a prática e ajudar a evitar lesões no punho já que é uma das articulações mais usadas na prática pelas Bases.
- Descrição dos eventos ocorridos durante a observação
Quedas e tombos são freqüentes no Cheer por ser uma modalidade de equilíbrio e força onde toda a atividade depende da união do grupo foco e harmonia. Houveram alguns arranhões e roxos que levei para casa mas nada grave comigo nem com os outros.
- Descrição das atividades praticadas pelo sujeito
O treino se inicia com atividades de calistenia que duram 30 minutos. As atividades passadas pelo instrutor foram agachamentos normais e com pulos, flexões, prancha e atividades específicas para cada tipo de atleta. Após isso alongamos e treinamos pulos. Depois dos 30 minutos começamos o treino de movimentos do Cheer onde montamos o stund (2 bases, uma Flyer e um Backer) e aprendemos a fazer Ticken (onde a flyer prepara para subir nas bases), Prep (a Flyer sobe nas bases), Extensão (as Bases esticam todo o braço deixando a Flyer o mais alto) e Berço (onde a flyes é jogada para cima e pega pelas Bases). O exercício requer muita força e cuidado para que não ocorram acidentes.
- Comportamento do observador em relação às práticas corporais
A prática sem dúvida alguma requer muito esforço e tempo de treino para que os movimentos saiam sem erro e de forma uniforme em todos os stunds. Há com toda a certeza um grande incentivo de todos os participantes e solidariedade, uns ajudando os outros para o aperfeiçoamento e aprendizagem do grupo o que estimula a integração e fortalece o espírito esportivo.
- Descrições da Educação Física sobre as inter-relações
O Cheerleader nasceu nos Estados Unidos e seu reconhecimento como esporte no mundo se deu pela emissão de competições pela ESPN Internacional. Composta por variados movimentos ginásticos como dança, saltos, gritos e quedas, essa atividade explora muito além do físico que trabalha a força, equilíbrio, flexibilidade entre outros... Ela trabalha a persistência, a superação da dor, a preocupação com o próximo, o trabalho em equipe e enfrentar seus medos que é uma barreira que a Flyer com medo de altura têm que superar. Ao finalizar a prática pode se sentir um grande bem estar apesar do cansaço físico. Essa modalidade tem ganhado popularidade aqui no Brasil em grande escala nas Universidades e atualmente tem contado com grandes eventos e competições.
...