Uso da criatividade nas negociações
Seminário: Uso da criatividade nas negociações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: augustomsantana • 20/8/2014 • Seminário • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 184 Visualizações
SUMÁRIO:
Introdução ....................................................................03
Passo 1 ..........................................................................04
Passo 2 ...........................................................................05
Passo 3............................................................................06
Passo 4 ...........................................................................06
Passo 5............................................................................07
Referências.....................................................................10
INTRODUÇÃO:
Neste Desafio Profissional é criada uma situação hipotética tendo como objetivo planejar e apresentar uma proposta de negociação sistêmica conforme conhecimentos adquiridos em sala de aula, levando em consideração tanto o comportamento da organização perante as possíveis situações de dificuldades e conflitos encontrados no ambiente interno e externo, quanto o comportamento dos moradores do bairro frente às mudanças que estarão sendo propostas. Sendo assim, que prevaleça uma negociação onde todas as partes envolvidas possam ser beneficiadas com as mudanças e melhorias. Estando nesse contexto: uma gravadora de músicas conceituada no mercado (empresa fictícia); a associação dos moradores de um bairro classe média de uma cidade no interior de São Paulo (fictícia) e a prefeitura da Cidade.
Diante do contexto apresentado, utilizando a criatividade, deverá ser construído um planejamento para esta negociação, se colocando no lugar do negociador – Sr.Jorge, visando apresentar a proposta dentro do prazo pré-estabelecido pela prefeitura em duas etapas: 20 dias – Reunião Prévia e 45 dias – Negociação Final.
.
Passo 01.
Perfil dos Oponentes: - Associação de moradores do Bairro
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da gravadora de músicas
Alegação: Perturbação da ordem pública
Argumentos: Barulho, Segurança e Infraestrutura.
Informações Relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª Idade.
Estímulos a Negociação: Tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento
Perfil do Negociador: - A gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de negócios / Experiência em negociar em meio a conflitos
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que , a negociação seja com benefícios para todos.
Passo 2.
Habilidade da Gravadora (Sr° Jorge Andrade)
Estilo: Amigável. O Negociador é cooperativo e até simpático, objetiva-se manter o bom relacionamento independente de alguma conquista substancial a ser atingida ou não.
Características: Impulso para a deferência (permite aos outros assumirem o controle) e impulso para a confiança (inclui os outro como parceiros no trabalho).
Táticas a serem utilizadas: Com base em um estilo cooperativo, visando sempre manter um relacionamento satisfatório com a outra parte, procura buscar um bom resultado para ambos os lados, facilitando o acordo.
Habilidades da Associação de moradores (Sr° Carlos Henrique)
Estilo: Confrontador. O negociador procura a equidade, contesta as questões e trabalha mutuamente para chegar a um acordo.
Características: Impulso para controle (controla e governa os outros) e impulso para a confiança (inclui os outros como parceiros)
Táticas a serem utilizadas: Por se tratar de um estilo confrontador, tende a contestar as questões, exigindo alternativas solucionadoras para chegar a um acordo final;
...