A ÉTICA ANTIGA E MEDIEVAL
Por: Rogerio Vertuan • 23/4/2018 • Tese • 5.016 Palavras (21 Páginas) • 891 Visualizações
DEMANDAS ÉTICAS[a] NO PERIODO ANTIGO E MEDIEVAL
VERTUAN, Rogerio
RU. 1214581[b]
DOMINSCHEK, Desiré Luciane
RESUMO
A palavra ética admite várias interpretações e significados, sendo geralmente traduzida como “ciência da conduta”. [c]A ética é um tema filosófico de grande relevância no cenário social, sendo que esta, visa a melhoria no comportamento humano na coletividade. É inegável que todos vivem em conjunto na sociedade, precisando assim de algo que norteie essa relação. A convivência com os outros indivíduos faz com que a pessoa estabeleça juiz de valor sobre o seu modo de ser e também em relação ás atitudes dos seus companheiros. Trata-se da sua dimensão ética e moral. O presente artigo visa apontar as definições e transformações da ética durante o período antigo e medieval, além de esclarecer alguns pontos sobre a temática e apresentar uma nova visão, onde o sujeito de acordo com a subjetividade deve encontrar um meio termo, que seja importante para sua conduta de vida, prezando sempre pelo bem comum. As conclusões feitas são importantes para a aquisição do conhecimento e a pratica do bem, sendo que este, parte de uma metodologia clara e objetiva. Conclui-se a ética como um modo de vida que visa o agir bem do ser dentro da sociedade, sendo necessária assim uma boa formação para capacitação e formulação de ideia.
Palavras-chave: ética. comportamento humano. coletividade.
- INTRODUÇÃO
Analises [d]sobre as Demandas Éticas no periodo Antigo e Medieval. [e]O tema escolhido é uma proposta que busca evidenciar a construção e transformação sofrida pela etica no processo evolutivo. Essa temática traz conceitos filosoficos éticos e morais, que leva as pessoas a pensarem, analizarem e refletirem a respeito de questões ligadas a vida e modos de conduta.
Destinguindo a partir dai, o certo do errado, e o bem do mal. Por meio desses indícios filosóficos realiza-se um aprofundamento sobre a história da ética e como ela se desenvolveu no decorrer do periodo, bucando novos conhecimentos e formando assim uma visão global da realidade, sabendo posicionar-se criticamente a frente da sociedade e dos problemas que a mesma impõe.
As reflexões são em torno da abordagem[f] ética dos pré-socráticos [g]que prezam pela razão e pela obrservação da natureza e de seus fenomenos, constata-se estudos sobre a atitude humana e seu comportamento dentro da sociedade, formando assim uma ética formal.
Observa-se também o contorno de Socrates e Platão a respeito da ética sistematica, apostando a razão como caminho para a felicidade [h]e afirmando que o homem para ser bom nessecitaria saber o conceito de bondade.
Faz-se relação aos estudos aristotélicos sobre a alma e a inteligência, afirmando que o homem não aprende a ser bom, mas sim, virtuoso, e que a virtude seria a grande responsável para tornar o homem bondoso. Estabelece ainda relações entre o Epicurismo e Estoicismo, linhas de pensamentos que são fundamentadas na era helênica e que estabelece a felicidade como bem supremo.
A primeira fundada por Epicuro de Samos[i] que coloca a filosofia como bem primordial e que esta, seria um remedio para a alma, sendo que a alma precisaria estar em estado de repouso, com a ausencia da dor, tornando-se algo intocável.
A segunda fundamenta o dominio da razão sobre as paixões e enaltece as virtudes, como sendo, o único caminho para para o bem. E ainda a análise da etica Patristica, que tem como grande expoente Santo Agostinho, dando explicações em torno [j]do cristianismo e estabelecendo um Deus único, que este seria o grande responsável por todas as verdades até então desconhecidas pelo homem. Abrindo caminhos para a Escolástica, linha de pensamento que buscava amenizar as diferenças dentro do cristianismo, baseada na filosofia agostiniana e aristotélica, sendo que seu principal pensador foi, São Tomás de Aquino.[k]
Levando em consideração que essas grandes reflexões contribuíram [l]diretamente para a construção e evolução dos povos durante todo periodo histórico, conpreende-se assim, tamanha importância e justifica-se a importancia da abordagem da tematica.
Todos os mecanismos que leve o ser humano a pensar, analisar, e a refletir sobre algo, são de grande relevância para o processo evolutivo
O estudo da ética durante a história torna- se uma das temáticas mais importantes para a compreensão do ser humano, mas que nem sempre é levada em consideração pelo homem. Entender seus pensamentos e atitudes seria de grande valia para alcançar a bondade, e entender algumas questões ligadas à vida, como a própria morte. Saber interpretar e entender as coisas que nos acontecem durante o processo, seria um dos caminhos para se chegar a felicidade, tendo esta como bem supremo e primordial.
Por meio de tantas questões e reflexões a respeito da ética, e fazendo relações entre o período antigo e medieval, indaga-se; como foi o seu processo evolutivo dentro dos pensamentos filosóficos durante esses períodos? [m]Sabe-se que grandes indagações e afirmações foram lançadas, por isso a necessidade do processo reflexivo, sendo este o principal objetivo do presente artigo, sendo que este esta dividido em introdução, delimitação do tema e considerações finais, pois dessa forma, chega de forma mais direta e objetiva ao subconsciente do leitor.
- DESENVOLVIMENTO
2.1TEMA: Ética
A ética é o estudo de uma forma especifica de comportamento humano, uma “ciência que tem por objeto a moral” (Heenmann, 2001, p. 10). Essa é a interpretação adotada pelos principais estudiosos no assunto. Adolfo Sánches Vázquez (1995p. 12), por exemplo, afirma que “a ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade” e Ernest Tugendhat (1996, p. 39) faz a diferença entre os termos ao apresentar a ética como “reflexão filosófica sobre a moral”.
2.2 JUSTIFICATIVA
...