A CULTURA COM CONSTRUÇÃO HUMANA
Por: 11021971 • 19/5/2018 • Resenha • 554 Palavras (3 Páginas) • 8.158 Visualizações
A CULTURA COMO CONSTRUÇÃO HUMANA
O mundo que resulta do pensar e do agir humanos não pode ser chamado de natural , pois se encontra modificado e amplificado por nós . Diferentemente dos outros animais ,nós saímos do universo onde apenas na natureza atua e mergulhamos também na dimensão cultural.
A palavra cultura pode significar cultura da terra ou cultura de uma pessoa letrada ,”culta”. Em antropologia ,cultura significa tudo o que o ser humano produz ao construir sua existência : as praticas , as teorias ,as instituições ,os valores materiais e espirituais. Se o contato com o mundo é indeterminado pelo símbolo, a cultura é o conjunto de símbolos elaborados por um povo.
As culturas são múltiplas , dadas a infinita possibilidade humana de simbolizar. Variam as formas de pensar ,de agir, de valores : são diferentes as expressões artísticas e os modos de interpretações do mundo , como o mito , o senso comum , a filosofia ou a ciência . A ação cultural , por ser coletiva , é exercida como tarefa social, na qual a palavra adquire sentido ao ser inserida em um diálogo .
É evidente que essa condição de certo modo fragiliza o ser humano ,pois ele não se encontra, como os demais animais , em plena harmonia com a natureza. Ao mesmo tempo , o que seria fragilidade transforma-se justamente na característica humana mais nobre : capacidade de produzir sua própria historia e de se tornar sujeito de seus atos.
TRADIÇÃO E RUPTURA
Ao nascer , a criança encontra-se diante de valores já estabelecidos , porque a cultura é sistema de significados construídos ao longo de uma tradição e transmitido de gerações mais velha a gerações mais novas. A codificação deu-se antes de seu nascimento : a língua que a criança aprende , bem como a maneira de se alimentar , a postura corporal, o jeito de andar,correr,brincar,o tom de voz nas conversas,as relações familiares etc.
Até na emoção ,que nos parece uma manifestar tão espontânea , ficamos à mercê de regras que educam a nossa expressões desde a infância . É a educação que nos insere no mundo da cultura e permite a transcendência humana.
Todas as diferenças existentes no comportamento modelado em sociedade resultam da organização das relações entre os indivíduos .É por meio delas que se estabelecem os valores e as regras de conduta, norteadores para a construção da vida social , econômica e política .
É a questão da individualidade diante do peso da herança social?Haveria sempre o risco de perda da liberdade e da autenticidade?Martin Heidegger,filosofo alemão contemporâneo, alerta para o que chama de mundo do “se”, pronome reflexivo que equivale ao impessoal “a gente”.Veste, come-se pensa ,não como cadê um gostaria, mas como a maioria o faz.Será que esses sistemas de controle da sociedade aprisionam o indivíduos numa rede sem saída ?
Massificação e a homogeneização de comportamento podem decorrer da aceitação acrítica de valores imposto pelo grupo. Essa herança social sufocaria, portanto , a autenticidade se constrói na sociedade e por meio dela.Justamente aí encontramos o paradoxo ,de nossa existência social.
...