TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CULTURA NA FILOSOFIA

Por:   •  31/10/2018  •  Dissertação  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  833 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Federal Catarinense – Campus Videira

Professor: Sergio Fernando Maciel Correa

Aluno: Anderson Giarolo

Eletro B 2018

CULTURA

A cultura inicialmente refere-se a um conjunto dos conhecimentos adquiridos, instrução, sujeito sem cultura, conjunto dos hábitos sociais e religiosos, das manifestações intelectuais e artísticas, que caracteriza uma sociedade: cultura inca; a cultura helenística, por exemplo. Normas de comportamento, saberes, hábitos ou crenças que diferenciam um grupo de outro: provêm de culturas distintas.

Em poucas palavras definimos que cultura, são hábitos, conhecimentos e saberes adquiridos em um espaço de tempo, que pode ser um curto tempo ou um longo tempo, dependendo assim, das habilidades adquiridas pelas pessoas que passam por certas experiências, ou podemos apontar como no texto o outro, consequentemente tudo o que nos cerca, tanto quanto material quanto físico ou emocional.

A construção do ser humano remete ao saber do devir humano, ou seja, a capacidade em que ocorre processos de mudanças efetivas pelas quais todo o ser passa, é uma serie de transformações ou assim considerando uma mudança de estado de si mesmo.

É errado dizer que na escola é onde começamos a nos descobrir e onde formamos nosso caráter, pois desde crianças começamos a formar nossa personalidade e nos descobrirmos, quando crescemos e começamos a conhecer nossos pais, vamos aprendendo um pouco da sua cultura, sua religião e demais atitudes do dia-a-dia. Quando iniciamos na escola, descobrimos nosso intelecto onde nele vemos que somos capazes,  mais de que apenas repetir os passos de nossos pais, vemos então que começa a se formar uma cultura própria, uma cultura nova, começa a surgir o devir humano, vamos conhecendo pessoas, maneiras de aprender, não apenas na escola, mas sim com a comunidade em geral, cultura não está determinada que aprende apenas na  escola. Sim você aprende muito para o seu intelecto, mas é com o mundo ao seu redor que você aprende e vai se adaptando e se preparando para vida futura. A relação aluno/escola/ professor é muito importante, para a formação do caráter do aluno, é na escola que ele irá aprender valores para sua vida, analisar o quanto importante é estudar nos dias de hoje, pois no mundo em que vivemos não sabemos como está o país daqui a 3 ou 4 anos, se alunos e professores não se dedicaram hoje, talvez lá na frente não teremos cidadãos formados e bem investidos na nossa sociedade.

Um efeito positivo temos como referência nossa escola (IFC), temos professores bem formados e instruídos no saber-fazer, nossos colegas e professores disponibilizam das novas tecnologias atuais, num processo que conseguimos aprender não apenas com seus conhecimentos, mas com os questionamentos que vão surgindo ao longo processo estudantil. Como referência positiva, nossa escola tem cursos técnicos profissionalizantes, onde alunos que passam por um processo seletivo no início do ano onde ele não apenas tem o privilégio de estudar em nossa escola, mas também tem o recurso de ingressar em um destes curso, ao final desse processo o aluno que explorou todos os meios, que o corpo docente disponibilizou, saindo preparado para o mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (52 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com