A Consciência Mítica
Monografias: A Consciência Mítica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: theteumanzi • 3/12/2014 • 980 Palavras (4 Páginas) • 559 Visualizações
CAPÍTULO 2
A CONSCIÊNCIA MÍTICA
1) DOIS RELATOS MÍTICOS
O Mito, modo de consciência que predomina tribais e nas civilizações da Antiguidade ainda exerceu significativa influência, porém está presente até hoje, permeando nossas esperanças e temores.
Entre os povos indígenas das terras brasileiras há um relato dos maué, nativos dos rios tapajós e madeira. Dizendo eles que no início só havia o dia e que cansados da luz foram pedir a Cobra-Grande, a dona da noite que lhes concedessem a noite, ela atendeu ao pedido e em condição os indígenas devia lhe dar em troca o veneno com que os pequenos animais como aranha, cobras e escorpiões se protegiam. Em troca, receberam um coco com a recomendação de só abri-lo na maloca. E eles curiosos não resistiram a tentação e deixaram escapar antecipadamente a escuridão da noite. Atônitos pisaram nos pequenos bichos cujo veneno mataram muitos deles. Assim, os sobreviventes aprenderam os cuidados que devem ter na noite. Outro mito de maué é o de Pandora, a primeira mulher. Zeus enviou um presente aos humanos, mas com a intenção de puni-los por terem recebido o fogo do titã Prometeu que o roubara do Céus. Pandora levava uma caixa, que abriu por curiosidade, deixando escapar todos os males que afligem a humanidade. Conseguiu, porém, fecha-la a tempo de reter a esperança, única maneira de suportamos as dores e os sofrimentos da vida.
Nos dois casos trata da origem de algo: Entre os indígenas como surgiu a noite, e entre os gregos a origem dos males. E trazem como consequências dificuldades que as pessoas devem enfrentar.
O mito nos leva a compreender de maneira fantasiosa, explicar a realidade quando essa não foi explicada pela razão.
Mito. Mythos, em grego significa ´´palavra``, o que se diz, ´´narrativa`` a consciência mítica é predominante em culturas de tradição oral, quando ainda não há escrita
2) O QUE É MITO? :
Como processo de compreensão da realidade o mito não é lenda, pura fantasia, mas ´´verdade``. A verdade do mito porém, resulta uma intuição compreensiva da realidade, cuja as raízes se fundam na emoção e na afetividade. Outro componente é o ´´mistério`` pois ele é o enigma a ser decifrado e como tal representa nosso espanto diante do mundo.
3) OS RITUAIS:
Uma das características do mito é fixar os modelos exemplares de todos os ritos e de todas as atividades humanas significativas. Assim, os gestos dos deuses são imitados nos rituais. O tempo sagrado é reversível a festa religiosa não é simples comemoração mas a ocasião pela qual o evento sagrado, que teve lugar no passado mítico, acontece novamente. Sem os ritos, é como se os fatos naturais descritos não pudessem se concretizar. O mito desempenha no cotidiano, garantindo a tradição e a sobrevivência do grupo.
4) TEORIAS SOBRE O MITO \ FUNÇÕES DO MITO:
Alguns teóricos explicam o mito pela função que desempenha no cotidiano da tribo. Garantindo, assim, trabalho e sobrevivência do grupo:
1. A Origem da Agricultura: Segundo, mito indígena Tupi, a Mandioca, nasce do tumulo de uma criança chamada Mandi, que retorna em certos períodos simbolizando o trigo enterrado como semente e renascendo como planta.
2. A Fertilidade das Mulheres: para os Aruntas, os espíritos dos mortos querem renascer e para isso entram no corpo de uma mulher grávida quando, estas, passam por determinados locais.
3. O Caráter Mágico das Danças e Desenhos:
Quando o homem pré históricos faziam pinturas nas paredes…desejavam agir magicamente para garantir de antemão o sucesso das caçadas.
5) O MITO NAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS:
Os mitos nos remetem
...