A DEMOCRACIA E A TIRANIA DA MAIORIA
Por: edu TTI • 17/9/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 685 Palavras (3 Páginas) • 228 Visualizações
ETEC TAKASHI MORITA
São Paulo, 11 de Setembro de 2019
ANÁLISE: A DEMOCRACIA E A TIRANIA DA MAIORIA
Nome: Eduardo Menezes Jorge
RM: 17032
Matéria: Filosofia
Professor: Régis 3°AIM
O vídeo em si aborta uma discussão que traz à tona a questão da democracia, ainda mais neste momento em que o mundo fala em crise da democracia. O vídeo traz os filósofos Luiz Felipe Pondé e Eduardo Wolf para debaterem as imperfeições deste regime, levantadas por muitos pensadores ao longo do tempo. Em 1788 por exemplo, a obra “o federalista”, pergunta como ficariam os interesses da minoria, num regime que prioriza a vontade da maioria. Levanta questões como se em uma democracia todos devem ter o direito de se expressar, mas a tirania da maioria não seria um problema hoje?
Primeiramente Luiz Felipe Pondé comenta sobre o livro “o Federalista”, dizendo que a pergunta principal do livro é “como defender a democracia da maioria quando está maioria for um bando de idiotas”. E o inimigo seria a tirania de poucos em cima da maioria, que lembra principalmente a monarquia absolutista. Trazendo uma discussão de como não deixar uma pequena parcela pode exercer em cima de uma sociedade. A obra é tão visionaria que percebe que esta problemática ficaria muito tempo em discussão, que é exatamente o que estamos fazendo neste momento.
Democracia não é e nem pode ser a tirania da maioria. Quem entraria num jogo democrático sabendo que sua vida, sua liberdade, sua propriedade e sua felicidade estariam em jogo pela soma das vontades alheias?
Democracia é uma palavra que se diz de diversos modos como Eduardo Wolf fala, a Democracia do qual vivemos é um fruto dos debates liberais do século XVII.
Uma das questões trazidas ao debate é “o Brasil tem uma maturidade democrática muito pequena por ser um pais jovem, quanto tempo será necessário para não termos que ouvir massas proferindo que as minorias devem se curvar a maioria?” o que é debatido levantando ideias que a partir de diversos tropeços estamos engatilhando para um saber mais democrático, que também a mídia deixam as pessoas muito desesperadas achando que estamos à beira de um abismo.
Também comentando que a democracia está completamente bem, mas jornalistas de esquerdas ficam horrorizados ao ver alguém no poder do qual eles não gostam.
E também comentando sobre a teoria da ignorância racional de que as pessoas comuns não dão muita importância a política pois elas não possuem impacto nesta política, pois seu único impacto é o peso de um único voto no meio de milhões.
Parafraseando Pondé: A Democracia não é justa por que a maioria escolheu, mas porque a maioria é mais forte ou seja, democracia não depende da maioria ter ideias justas ou não, a maioria vai sempre vencer por ser simplesmente a maioria, o que evidencia a tirania da maioria.
O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota em nosso século o grande homem pode ser ao mesmo tempo uma boa besta, outrora os melhores pensavam pelos idiotas, hoje os idiotas pensam pelos melhores criou-se uma situação realmente trágica, ou os melhores se submetem ao idiota ou o idiota os extermina.
Nelson Rodrigues
...